Na sequência do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Urbano Tavira 2020, estão abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), do Programa Operacional Regional do Algarve para o território de intervenção do Grupo de Acção Local Urbano Tavira 2020.
Até 14 de Dezembro deste ano, são susceptíveis de apoio a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, situadas na freguesia de Tavira, designadamente na Atalaia, no Bairro Jara/Eduardo Lapa, na Horta do Carmo, na Porta Nova e na Quinta das Salinas.
O objectivo desta medida é incentivar a criação de novas empresas e a diversificação dos serviços/produtos oferecidos pelo tecido económico do concelho, capacitando as organizações para a inovação e competitividade. Para tal, é necessário dotar os actores locais de competências na área do empreendedorismo e inovação e capacitá-los para a criação de emprego.
O SI2E pretende mobilizar de forma integrada os apoios a conceder através do Fundo Social Europeu (FSE) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e as candidaturas deverão ser efectuadas, através do formulário electrónico disponível no Balcão Portugal 2020 em: https://www.portugal2020.pt/Balcao2020/.
A dotação global dos Fundos FSE e FEDER para este concurso corresponde a 255 mil euros, 80 mil euros ao FSE e 175 mil euros ao FEDER.
Acerca do Desenvolvimento Local de Base Comunitária
O DLBC Urbano Tavira 2020 visa potenciar a parceria no território com vista à melhoria das condições de vida da população, em particular as mais desfavorecidas, minimizando os fenómenos de pobreza, desemprego e exclusão social, e reforçando o empreendedorismo, a criação de emprego e o ensino.
Os desafios que a parceria da DLBC Urbana para Tavira pretende atingir são os seguintes: reforçar o empreendedorismo e diversificar a actividade económica; promover a coesão e inovação social; e promover novas respostas ao ensino.
A iniciativa tem em vista o desenvolvimento e a criação de um ambiente pró-activo e estimulador de iniciativas inovadoras fundamentais à construção de redes colaborativas e alianças entre o sector público e privado.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)