A Câmara de Faro acaba de aprovar um programa de apoio pontual ao associativismo que vai permitir orientar para as associações de apoio social, cultural, desportivo e juvenil uma verba de 300 mil euros para as actividades levadas a cabo no presente ano.
O programa, que foi proposto pelos vereadores da coligação, contou com o voto unânime de toda a câmara reunida ontem, quinta-feira, significa o retomar de “um apoio que que há muitos anos não acontecia em Faro, dados os constrangimentos decorrentes da situação financeira em que o Município se encontrava e da necessidade de se recorrer a um plano de reequilíbrio financeiro em 2010”, explica a autarquia.
Candidaturas entre 27 de Novembro e 11 de Dezembro
O programa prevê que as associações interessadas possam formalizar a sua candidatura no site do Município (www.cm-faro.pt), entre os dias 27 de Novembro e 11 de Dezembro. Podem concorrer todas as entidades sem fins lucrativos sediadas no concelho que cumpram os requisitos.
Conjuntamente com os formulários, estarão disponíveis as condições de admissão e os critérios de atribuição do apoio, que contemplarão itens como a avaliação da actividade regular da entidade candidata, o reconhecimento do mérito e da excelência dos atletas, artistas, praticantes ou o mérito da acção desempenhada em prol da comunidade.
“Após um duro processo de saneamento das finanças da autarquia, que a todos custou, é com grande satisfação que a Câmara dá esta notícia à população pois pode, finalmente, dispor de uma verba significativa para o sempre dinâmico movimento associativo farense. De relembrar contudo, que mesmo sem disponibilidade para atribuir os apoios financeiros desejados, a Câmara nunca deixou de observar com toda a atenção e reconhecer o mérito das associações, reforçando neste período o apoio logístico às suas actividades, reconhecendo nelas um veículo fundamental para o desenvolvimento harmonioso do nosso concelho nas diferentes áreas de actuação”, pode ler-se na nota de imprensa enviada pela câmara farense à nossa redacção.
Finalmente, a câmara acrescenta que “está em condições de garantir que todos os apoios concedidos serão integralmente liquidados até final do corrente ano – o que constitui, igualmente, uma novidade na prática do Município”.