O Azeite Virgem Extra Monterosa produzido em Moncarapacho, no concelho de Olhão, voltou a destacar-se ao mais alto nível internacional, com a conquista de prémios em Nova Iorque.
O New York International Olive Oil Competition (NYIOOC) é o maior e mais prestigiante concurso internacional de azeites, contando com um reputado e exigente painel de júris oriundos dos vários cantos do mundo. A edição NYIOOC 2021 registou a inscrição de 1.159 azeites de 28 países, sendo a edição mais concorrida de sempre.
O Azeite Extra Virgem Monterosa voltou a ser distinguido com 3 medalhas, conquistando uma medalha de ouro para o monovarietal Monterosa Premium Picuale duas medalhas de prata para o monovarietal Monterosa Premium Maçanilha e para o Monterosa Premium Selection, contemplando este último uma mistura de variedades.
De salientar que é já o nono ano consecutivo que os Azeites Monterosa conseguem alcançar prémios em Nova Iorque.
“A obtenção colheita após colheita dum azeite de excelência é o foco principal da marca Monterosa. Não menos importante que o patamar da qualidade é o nosso compromisso com a sustentabilidade e a economia circular em todas as etapas do processo de produção. Todos os nossos azeites são produzidos seguindo um rigoroso sistema de Produção Integrada que garante o respeito pelo ambiente e pelo consumidor”, refere José Dâmaso diretor e sócio da empresa.
Para além da produção e comercialização de azeite, a empresa aposta também no olivoturismo, algo considerado inovador neste sector em Portugal, abrindo as portas do seu olival, lagar e sala de provas aos interessados pelo apaixonante mundo da oliveira e do azeite.
“As visitas guiadas Monterosa têm a duração aproximada de uma hora e meia e introduzem os participantes às diferentes variedades de azeitona cultivadas na quinta, processos de produção e extração e práticas agrícolas sustentáveis”, explica a empresa em comunicado, acrescentando que “a experiência termina com um momento de degustação dos azeites Monterosa, com prova comentada”.
“O objetivo é mostrar como se faz azeite virgem extra de quinta de qualidade na região do Algarve e convidar o visitante experienciar a uma viagem pelos atributos possível de encontrar neste azeite, como o frutado no nariz, a delicadeza do amargo na boca, o ligeiro picante na garganta e o fim de boca com uma persistência de frutos secos”, salienta.
Na atual conjuntura, as visitas decorrem com todas as medidas de higienização e segurança necessárias e sob a certificação Clean and Safe, atribuída pelo Turismo de Portugal. É possível agendar visitas privadas ou integrar umas das visitas regulares. O calendário de visitas está disponível no site Monterosa.
Para saber mais sobre este azeite, poderá consultar o site www.monterosa-oliveoil.com ou agendar uma visita aos olivais dos Viveiros Monterosa e degustar diretamente os azeites no seu lagar em Moncarapacho.