Em 2017, a Alvarsol, lavandaria industrial e empresa co-fundadora da Enolagest, SGPS, adquiriu um túnel com características singulares, que permite o controlo total da capacidade de lavagem por hora evitando desperdícios. Trata-se de um túnel modular, único a lavar em giros de 360º, que aumenta a capacidade de produção de 1.500 quilos / hora, bem como a substituição dos agentes alcalinos por sequestrantes, humectantes e enzimáticos.
Orlando Lopez, director da Alvarsol, afirmou no encontro anual com a imprensa que em termos de qualidade dos acabamentos, a Alvarsol investiu “cerca de 500 mil euros de forma a reforçar a finalização da produção”.
Em 2018, a lavandaria que aumentou em cinco porcento os seus clientes particulares, vai manter “a maior aposta no cliente de excelência, como são os hotéis de prestígio cinco estrelas”, acrescenta o director.
Durante este ano e, em termos de novas áreas de negócio, a empresa irá apostar na comercialização de químicos de última geração com propriedades biodegradáveis. Também o serviço técnico e de manutenção especializado na área de lavandarias será modernizado “de forma a preencher a falta existente neste sector que por vezes tem que recorrer a empresas de fora do país”, afirmou Orlando Lopez.
Ainda segundo o director da Alvarsol, a empresa continua a investir em técnicas de vanguarda nos processos de lavagem, tanto na área química como no processo diferenciador de tratamento dos têxteis, que atraem as unidades hoteleiras mais exigentes.
Recorde-se que, em 2016, a Lavandaria Industrial investiu um milhão de euros em maquinaria inovadora visando instalações mais produtivas e amigas do ambiente. Este investimento permitiu reduzir em mais de 50 porcento os consumos energéticos, 40 porcento em água e 40 porcento na utilização de químicos.
‘Visatempo’ cria 240 postos de trabalho por mês
A Visatempo, empresa de trabalho temporário que desde a sua fundação em 2002 integra o Grupo Enolagest, foi responsável por uma média mensal de 240 postos de trabalho, não cumulativos, em 2017. Tal corresponde a 344.305 horas de trabalho contratadas, mais 44 mil horas do que em 2016.
Apesar das suas actividades turísticas nas mais diversas vertentes (hotelaria, restauração, guias turísticos, comerciais e promotores de vendas), a empresa tem vindo a recrutar trabalhadores para o sector da construção civil e para a área da saúde. Estes postos de trabalho foram não só preenchidos na região algarvia, mas também noutras regiões do país e na Europa.
Com cerca de 2000 profissionais inscritos, a Visatempo assume-se como parceiro estratégico, visando um maior nível de qualidade de serviços em múltiplos sectores.
Nesse sentido, e continuando a apostar na qualidade e diversificação, a Visatempo pretende em 2018 reforçar a sua bolsa de recrutamento e abrir novos postos de trabalho, uma iniciativa que a empresa considera estratégica. A empresa pretende ainda expandir a sua oferta para a área da logística.
(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)