A alteração das tendências de procura no setor do turismo ampliadas pela pandemia de covid-19 é uma oportunidade para a criação de novos produtos, nomeadamente, na área do turismo industrial, considerou hoje a secretária de Estado do Turismo.
“Cremos que estas novas tendências de procura ajudarão a estruturar novos produtos turísticos”, afirmou Rita Marques num ‘webinar’ dedicada ao Turismo Industrial, referindo-se à tendência para o aumento da procura por locais com menor pressão turística, potenciada pela pandemia de covid-19.
Para a governante, além de procurarem “aquilo que sempre encontraram em Portugal”, os turistas procuram agora, também, “experiências novas”, decorrentes da situação pandémica, o que pode representar uma oportunidade para nichos menos tradicionais, e mais recentes, como o turismo industrial.
“Nestes produtos turísticos novos que vão provavelmente merecer mais a atenção do turista, estas gerações mais preocupadas com as questões da sustentabilidade, mais ligadas à questão do digital, procurarão, pensamos nós, destinos de menor concentração da procura”, referiu.
Segundo Rita Marques, a região do Algarve “tem muito para oferecer e grande potencial na área do turismo industrial”, dando o exemplo de produtos locais como as conservas, o medronho, os frutos secos, os citrinos, ou o sal.
“Há aqui muitos produtos que podem ser trabalhados a nível do turismo industrial, mostrando que o Algarve é muito mais do que sol e mar”, sublinhou, notando que Portugal tem vindo a ganhar notoriedade internacional enquanto destino turístico.
A iniciativa, realizada hoje de manhã em formato digital, insere-se no ciclo de ‘webinars’ organizados pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que visa dar a conhecer a oferta nesta área.
Na sessão participaram José Gameiro, diretor Científico do Museu de Portimão, erguido numa antiga fábrica de conservas, e Marta Martins, presidente da Junta de Freguesia de Marmelete, em Monchique, a propósito do projeto Casa do Medronho.
Veronika Rosová falou sobre produção de sal marinho tradicional e turismo nas Salinas do Grelha, em Olhão, tendo ainda participado Alexandra Touza, consultora e formadora na área do turismo.
Participaram, ainda João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.