O Programa Operacional do Algarve aprovou as candidaturas submetidas pelos operadores de formação com oferta de Cursos de Especialização Tecnológica (CET) acreditada, com destaque para as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal, financiando com fundos europeus a realização de novos cursos a iniciar em 2021.
“Os CET são formações de carácter técnico de nível pós-secundário não superior (nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação), que combinam formação geral e científica com formação tecnológica e prática em contexto de trabalho, e visam suprir a necessidade de quadros intermédios necessários à melhoria da competitividade das empresas e da economia regional”, explica a CCDR Algarve em comunicado.
Para os jovens, os CET constituem uma oportunidade de melhoria da qualificação, de atualização e/ou especialização em atividades com elevado potencial de emprego, habilitando-os a uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.
No caso das Escolas de Hotelaria e Turismo, “a taxa de empregabilidade após a conclusão da formação tem sido superior a 73%, e a de prosseguimento de estudos para o nível superior de quase 20%”.
“No contexto dos 17 novos cursos agora aprovados”, a CCDR Algarve prevê “a qualificação de mais de 330 jovens, em ações formativas que representam quase 500 mil horas em volume de formação”.
A sua concretização significará um investimento público superior a 2 milhões de euros, dos quais 80% são comparticipados pelo Fundo Social Europeu (FSE).
Este e outros projetos apoiados no âmbito do Programa Operacional do Algarve, com o apoio dos fundos da União Europeia, podem ser consultados AQUI.
O Programa Operacional do Algarve é dirigido por uma Comissão Diretiva liderada pelo presidente da CCDR Algarve, tendo como vogais o presidente da AMAL e um representante da Universidade do Algarve.