Albufeira marcou presença na 6ª edição do Salão do Imobiliário e do Turismo Português, que decorreu de 12 a 14 de Maio, no Parque de Exposições da Porta de Versalhes, em Paris.
Este ano, o evento contou com um 200 expositores, com o objectivo de potenciar os contactos com França, já iniciados através de outros eventos de cariz internacional.
Albufeira contou com as presenças do presidente da Câmara, Carlos Silva Sousa, do vereador Rogério Neto, de um representante da Assembleia Municipal de Albufeira, Vítor Vieira, e ainda de vários empresários do sector imobiliário.
No último dia do evento celebrou-se o Dia da Europa, numa organização do município de Aulnay-sous-Bois para a qual a comitiva de Albufeira foi uma das convidadas a integrar a festa.
Presidente convidado a discursar nas celebrações do Dia da Europa
O presidente da Câmara de Albufeira foi recebido pelo seu congénere de Aulnay-sous-Bois, Bruno Beschizza, juntamente com outras individualidades como o embaixador da Croácia, Ivo Goldstein, a cônsul da Polónia, Karolina Smaga, a ex-ministra de França e presidente da La Maison de L’Europe (Paris), Catherine Lalumière, ex-ministra de França e Presidente de La Maison de l’Europe (Paris), e a directora, Úrsula Serafim.
Carlos Silva e Sousa foi convidado a discursar e apresentou Albufeira em francês, dissertando também sobre a pertinência actual dos princípios da Revolução Francesa, e na importância da trilogia conceptual de ‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade’ para a construção do ideal da Europa, que é a Paz.
O autarca teve ainda um encontro com o Secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, a quem apresentou diversas questões relacionadas com o investimento estrangeiro em Albufeira.
Reuniu também com Hermano Sanches Rui, vereador da Câmara de Paris e presidente da ‘Associação Activa’ (de autarcas lusodescendentes), no sentido de articular formas de intercâmbio em diversas áreas.
O presidente da Câmara de Albufeira continua a estar presente em eventos de cariz internacional, no sentido de levar mais longe o nome de Albufeira e, de Paris, trouxe o compromisso de colocarem a cidade no destino das viagens dos lusodescendentes.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)