Na fotografia tudo é permitido. Fotografar de um avião é algo de fascinante, pois permite-nos captar o sítio onde sempre vivemos mas visto por outros olhos. Dá-nos um enquadramento diferente da forma como observamos o mundo.
Uma vez tive a oportunidade de fotografar do alto dos céus a partir do nosso Aeroporto de Faro. É magnífico observar toda a Ria Formosa e ver todas as pessoas que por lá passam. Umas de férias, outras a caminho de mais um dia de trabalho. E nós, com a nossa máquina fotográfica, capturamos toda esta vida e labuta.
Há formas diferentes de captar estes momentos do nosso céu. Há muitas objetivas que nos permitem gravar momentos únicos a partir do avião onde viajamos e nos leva para os mais diversos lugares. Eu fiquei pela nossa vizinha Espanha. É um país também bonito e com muitas paisagens que nos permitem tirar fotografias sem fim daquele espaço.
Aconselho a quem tiver oportunidade de se deslocar por cima de nós a não se esquecer da máquina fotográfica para gravar os momentos únicos que nos dão uma visão diferente do pequeno mundo em que habitamos.
Há, no entanto, de se precaver e se informar antes de levantar voo se é permitido o uso de máquinas fotográficas, pois algumas companhias aéreas não o permitem. É só perguntar antes de iniciar viagem.
(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Artes Cultura.Sul de Outubro)