Para comemorar o seu primeiro centenário deste espaço de Património, Cultura e História de Olhão, foi preparado um programa de actividades que decorreram na passada terça-feira, 16 de Janeiro.
A Sociedade Recreativa Progresso Olhanense fundada em 16 de Janeiro de 1918, é a mais antiga colectividade em actividade em Olhão e uma das mais antigas do país.
Considerada de Utilidade Pública, conquistou a Medalha de Bons Serviços – Grau de Ouro da Câmara Municipal, o que prova a sua vitalidade e capacidade em acompanhar a evolução dos tempos, recuperando o seu lugar como referência de cultura e recreio do nosso concelho. Honra seja feita à nova direcção, eleita em finais de 2014, presidida por Francisco do Ó, que soube congregar os esforços necessários para regularizar a situação financeira e implementar uma dinâmica cultural que serve para o interesse e as necessidades atuais dos sócios e da população em geral.
Prova disso é a actividade contínua e regular que resulta da iniciativa da colectividade e das parcerias estabelecidas com a Câmara Municipal e outras entidades da terra, em particular a Gorda.
(Artigo publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de Janeiro)