Paderne é uma das quatro aldeias algarvias que viram aprovada a sua pré-candidatura com vista a integrar o projeto “Aldeias de Portugal”.
Alte, em Loulé, Cachopo, em Tavira, e Parises, em São Brás de Alportel completam o leque das aldeias que foram pré-selecionadas para fazer parte da rede nacional de aldeias autênticas, genuínas e com potencial turístico no território do Interior do Algarve Central. O Município de Albufeira e a In Loco têm agora dois anos para preparar a candidatura ao título “Aldeias de Portugal”.
O presidente da Câmara de Albufeira, disse que “se trata de mais um motivo de orgulho para o concelho”, recordando que já em 2017, Paderne foi finalista do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria Aldeia Rural.
“Paderne é uma freguesia com enorme potencial turístico, sob o ponto de vista dos recursos naturais e paisagísticos, mas também pelo seu legado histórico, patrimonial e cultural, tão rico em tradições, usos e costumes que é necessário preservar e transmitir às futuras gerações”, acrescenta.
José Carlos Rolo sublinhou a importância do projeto, não só sob o ponto de vista promocional e da valorização do património local, mas sobretudo pelo que significa em termos da fixação e rejuvenescimento das populações, reforço da identidade cultural, criação de emprego e melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Paderne.
“Aldeias de Portugal” é uma iniciativa da ATA – Associação do Turismo de Aldeia, criada em 1999, atualmente constituídas por 83 aldeias classificadas e integradas nos territórios de intervenção das 15 ADL`s da região norte do País. É composta por vários grupos de ação local (GAL) que se reuniram em rede, conjugando esforços com vista à dinamização e promoção turística dos respetivos territórios, associada à valorização dos recursos endógenos locais e regionais. O projeto continua a crescer, gerando receitas significativas. Reconhecendo as potencialidades do conceito, a Associação In Loco, juntou-se à parceria com vista a alargar a rede nacional ao Algarve, nomeadamente ao território do Grupo de Ação Local “Interior do Algarve Central”.
A imagem promocional da rede foi premiada nos “Graphis Design Annual 2021” com o rebranding das Aldeias de Portugal. O trabalho coordenado pelo designer Paulo Marcelo teve por base a utilização de símbolos do imaginário popular e da etnografia portuguesa.
O resultado foi o redesenho de uma andorinha, símbolo da tradição, da saudade e do regresso a casa. “Tal como a andorinha não esquece o seu ninho também nós não devemos esquecer as nossas aldeias”, refere o autor.