O Grupo Naval de Olhão foi fundado há 78 anos, mais precisamente a 25 de Janeiro de 1939, por iniciativa de alguns olhanenses com uma grande paixão pelas actividades náuticas, com o objectivo de dotar condignamente o concelho de Olhão de um clube de actividades desportivas diretamente ligadas ao mar, em geral, e à Ria Formosa, em particular, no sentido de proporcionar às camadas jovens uma prática desportiva saudável e educacional, bem como, oferecer à sua população em geral um pólo social de encontro e convívio, eis a realidade do Grupo Naval de Olhão ao longo de décadas.
Contando atualmente com cerca de 1.500 sócios a quem são prestados uma série de serviços de apoio para as suas embarcações de recreio, o Grupo Naval de Olhão tem a sua sede social implantada num terreno concessionado pela Docapesca e situada na Avenida 5 de Outubro, junto ao Porto de Pesca de Olhão. A par desta realidade há a considerar as suas escolas de iniciação aos desportos náuticos para jovens, como são os casos da Vela e da Canoagem, para além de outras modalidades desportivas praticadas no clube, tais como a Pesca Desportiva.
Na sua regular actividade desportiva, a colectividade tem cerca de 90 atletas federados, distribuídos pelas seguintes modalidades: Vela Ligeira, Canoagem e Pesca Desportiva.
O Grupo Naval de Olhão organiza anualmente diversas provas de âmbito regional, nacional e para os associados: Prova de Vela ligeira, de âmbito regional; Prova de Vela/Catamarans, de âmbito nacional; Provas de Vela/IOM’S, de âmbito regional e nacional; Torneio de Snooker Inter-Sócios; Convívio de Pesca Desportiva Alto Mar; Tertúlia aos Atuns.
A nível de prémios destacamos: 2006 – Campeão do Mundo / Individual Pesca Desportiva Alto Mar; 2007/2008 – Campeão Nacional DART 18 / Catamarã; 2010 – Campeão Mundial de Pesca / Clubes.
Em dezembro de 2016 foram eleitos os novos órgãos sociais do Clube para o triénio 2017/2019, sendo constituídos por 18 elementos, distribuídos pela Mesa da Assembleia Geral (3), Direcção (12) e Conselho Fiscal (3).
Artigo publicado na edição papel do Caderno de Artes Cultura.Sul de Outubro.