A inauguração da obra “Voo”, da autoria do escultor romeno Ștefan Radu Crețu, vai ter lugar no próximo sábado, pelas 19 horas, no Jardim das Comunidades, em Almancil.
O arranjo escultórico que vai embelezar o coração da vila de Almancil é uma reinterpretação moderna do famoso “Pássaro no espaço” de Constantin Brancusi, o mais conceituado escultor romeno do século XX. As obras do artista Ștefan Radu Crețu são enigmas para o intelecto. Construídas com base em princípios físicos fáceis de decifrar, preservam uma dose de obscuridade que intriga e convida a múltiplas interpretações.
“Trata-se de uma instalação que aborda o tema mitológico da ave de fogo e que alude propositadamente à ‘Maiastra’ de Constantin Brancusi, pela sua estilização e abstração. Por ser um tema interpretável e com versões semelhantes em muitas culturas, o pássaro Fénix é associado ao Sol, contudo aparece sempre de maneira diferente, em várias formas, nuances de cor e tamanhos, de tal modo que a sua imagem permanece sempre enigmática. ‘Voo’ (Cinnyris geométrica) torna-se dessa forma um esboço tridimensional, uma ficção visual na qual o fogo do renascimento é substituído por uma luz estroboscópica com efeito onírico ao escurecer. A forma do pássaro é enquadrada por um desenho tridimensional que simula um origami, realçando desse modo a silhueta do protótipo, não desenvolvida, como um ato de reformação”, explica o autor da escultura.
A obra já pôde ser apreciada anteriormente em duas exibições de sucesso em Portugal, no Parque Marechal Carmona no centro de Cascais (2018) e no jardim do Centro Cultural de Redondo (2019).
Ștefan Radu Crețu licenciou-se pela Universidade de Artes de Cluj, Departamento de Cerâmica, Vidro e Metal. Entre as suas exposições mais importantes estão: International Kinetic Art Exhibit and Symposium, Boynton Beach Florida USA (grupo, em 2017; 2Possible Evolution, Victoria Art Center, Bucareste (individual), em 2017; Resolução sobre uma capital cultural, Galeria Calina Timişoara (grupo), em 2016; A Idade da Pedra da Tecnologia Emocional, Calina Gallery, Timișoara (individual), em 2015; Transformation, Museu Beelden aan Zee, Haia, Holanda (grupo), em 2014; Oestridae Dominant, Projeto 1990, Piața Presei Libere, Bucareste (individual), em 2013; Paratarrasius hibridus, 418 Gallery, Bucareste (individual), em 2013.
A inauguração da obra resulta de uma parceria entre o Instituto Cultural Romeno, Embaixada da Roménia na República Portuguesa, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Almancil e DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve.