As conclusões fazem parte de dois estudos da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) publicados sobre a situação após três anos dos alunos que ingressam em cursos científico-humanísticos e profissionais.
No ano letivo 2019/2020, sete em cada 10 alunos alcançaram esse feito, uma melhoria em comparação a 2014/2015, quando apenas 55% dos finalistas concluíram o secundário no tempo normal.
Já no ensino profissional, verifica-se igualmente uma tendência crescente no que respeita ao sucesso dos alunos: em 2019/2020, 65% dos alunos concluíam o curso em três anos, registando-se um aumento de 12 pontos percentuais comparativamente a 2014/2015.
Os dados da DGEEC revelam ainda que os melhores resultados se registam nas regiões Norte e Centro, e foi no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa onde se registou a recuperação menos expressiva.
O Ministério da Educação acrescenta que “é no ensino secundário que se encontram os principais focos de exclusão” e que se “justifica que este investimento continue”.