O Município de Albufeira está a comemorar o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, por D. Manuel I.
Este ano, devido à pandemia, tal como aconteceu em 2020, o evento reveste-se de medidas especiais de segurança, de acordo com as indicações da DGS. Segundo o Município, “para que todos possam acompanhar este momento de grande simbolismo e importância para a população do concelho, o programa tem um formato adaptado à nova realidade que estamos a viver, com a transmissão de todas as iniciativas em livestreaming”.
O programa das comemorações começou esta quinta-feira, dia 19 de agosto, com o Concerto de Ana Moura, às 21:30, nas instalações da antiga Fábrica da Faceal, em Paderne. Na véspera do feriado municipal, a fadista veio a Albufeira apresentar o seu sétimo álbum intitulado “Andorinhas”, que descreve como símbolo de liberdade e de emancipação, de criatividade em estado puro, uma recusa das amarras do sucesso, uma declaração de vontade de futuro”. O videoclipe do tema foi gravado no Algarve com a artista a surgir vestida com um bioco algarvio, uma espécie de capote de uso popular que cobria as mulheres por inteiro.
O evento teve a lotação máxima de 600 pessoas, número que dispensa a testagem do público, de acordo com as normas da DGS.
Esta sexta-feira, dia 20 de agosto, o dia começou às 9:30, com o tradicional Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes das entidades militares, civis e religiosas. Como habitualmente, a cerimónia conta com o Toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Albufeira e Fanfarra.
A Sessão Solene de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços aos funcionários municipais com mais de 15, 25 e 35 anos de serviço, nos graus ouro, prata e bronze, respetivamente, um dos pontos altos do programa, está agendada para as 10h00, no Auditório Municipal de Albufeir
Albufeira – Formação do turismo e futuro no após-Pandemia
Segue-se, às 11:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do Livro “Albufeira – Formação do turismo e futuro no após-Pandemia”, de Sérgio Palma Brito, sénior Analyst de Turismo e Transporte aéreo, ex-diretor geral da Confederação do Turismo Português (2007-2009), entre outros cargos de relevo, com uma longa carreira profissional dedicada às causas do Turismo.
Nesta obra, o autor Sérgio Palma Brito sistematiza memórias e documentos importantes ligados ao desenvolvimento do concelho e da região, que retratam como era Albufeira antes da abertura do aeroporto de Faro e no período do 25 de Abril às transformações dos anos 90, aborda, também, as questões que se prendem com a urbanização turística na faixa litoral dos anos 60 à atualidade, a transformação estrutural do mercado do turismo e uma perspetiva sobre o futuro de Albufeira no período pós-pandemia.
O programa do dia 20 encerra com “chave de ouro” com o Espetáculo Pirotécnico Comemorativo do Dia do Município, que tem início às 23:00, com oito pontos de lançamento que cobrem todo o território concelhio e que permitem assistir ao evento em condições de segurança e com toda a tranquilidade. Trata-se de um espetáculo imersivo, inédito e que tem por objetivo transmitir uma mensagem de esperança no futuro e de afirmação de Albufeira enquanto “Destino de Emoções”. A banda sonora original do espetáculo vai ser transmitida em direto pela rádio Kiss FM.
Sábado totalmente dedicado ao desporto
O último dia das comemorações, sábado, dia 21 de agosto, é totalmente dedicado ao Desporto.
Às 10:00, a Praia dos Pescadores acolhe a 15ª Prova de Mar de Albufeira, iniciativa integrada no âmbito do XIV Circuito Nacional de Águas Abertas da Federação Portuguesa de Natação.
Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras com o apoio do Município de Albufeira, Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação do Algarve e Junta de Freguesia de Ferreiras.
Alguns eventos cancelados por causa do calor
De salientar que alguns eventos previstos para o dia 20 de agosto, que seriam realizados ao ar livre em horas de calor intenso, foram cancelados, após o aviso da Proteção Civil sobre a previsão de temperaturas elevadas para a segunda quinzena de agosto, aconselhando a que haja precauções durante as horas de maior exposição solar.