Para quem vive em Monte Gordo, o hotel Yellow Praia de Monte Gordo é um símbolo. Aqueles que vêm de fora, assim que ao longe distinguem o edifício amarelo em forma de pirâmide, rapidamente deixam de precisar do GPS para se orientarem no seu trajeto rumo a esta vila piscatória. Quem pensa em Monte Gordo, pensa no Yellow. Há até quem se aventure a tentar marcar uma noite neste hotel através do Booking, embora sem sucesso.
Estávamos no ano de 2022, quando o Yellow Praia de Monte Gordo abriu as portas aos seus hóspedes pela última vez. Há mais de dois anos que aquelas portas não se voltaram a abrir, mas o edifício em forma de pirâmide ali permanece. Mesmo fechado, continua a ser um dos símbolos de Monte Gordo. Ao contrário do que se possa pensar, a unidade hoteleira não encerrou devido a problemas financeiros.
Nas redes sociais, muito se tem falado sobre os destinos do Yellow. Há quem diga que será demolido, mas há também quem acredite que vai apenas ser restaurado para voltar a receber turistas.
No entanto, em resposta a esta crónica, a sociedade de advogados do Yellow Praia de Monte Gordo contactou a redação do Postal e esclareceu que “não existe qualquer perigo de derrocada nas instalações”, para além de que “a hipótese de demolição nunca foi equacionada”.
A hipótese apresentada por alguns populares de Monte Gordo de que o hotel tinha encerrado devido a problemas estruturais na base do edifício cai, assim, por terra, dado que o motivo oficial do encerramento prende-se com o facto de estar a ser levada a cabo uma “remodelação total, estando já concluída a fase um das obras previstas, com o objetivo de reabrir totalmente renovado”.
Embora ainda sem hóspedes, o que é certo é que o Yellow Praia de Monte Gordo, mesmo em obras, continua a ser uma referência na vila.
Crónica atualizada a 19 de novembro de 2024, às 14:04
Leia também: Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa