Prático e atractivo, o novo site da Câmara de Castro Marim já está on-line. Priorizando a acessibilidade, “garante ao utilizador uma informação actualizada e detalhada, investindo, simultaneamente, num formato responsivo, adaptável a diferentes dispositivos, e, por consequência, uma experiência de navegação melhorada aos munícipes e turistas que nos procuram”, explica a autarquia castromarinense.
Uma das maiores potencialidades do novo site autárquico é a agenda municipal, uma agenda única para todos os eventos que decorrem no concelho de Castro Marim e que permite assim a divulgação das actividades de todas as entidades e associações locais. A newsletter será outra das novidades introduzidas para todos os utilizadores que a subscrevam, uma forma sucinta e prática de receber a informação mais relevante do município.
Ligados ao novo site da Câmara de Castro Marim estão os sites da Novbaesuris, empresa municipal, e da Biblioteca Municipal de Castro Marim, este último com possibilidade de consulta do acervo disponível e de todas as actividades promovidas neste espaço.
Com o novo site autárquico (cm-castromarim.pt) foi lançado o Portal do Munícipe, um espaço que vem dar resposta às novas necessidades dos munícipes. Esta plataforma de serviços potencia, mediante registo, a interactividade entre os cidadãos (ou pessoas colectivas) e a câmara municipal, possibilitando o acesso virtual aos serviços on-line da autarquia, bem como uma maior transparência sobre os processos administrativos e operativos.
Câmara aposta na modernização e simplificação administrativa
Esta nova aposta nas novas tecnologias de informação da Câmara de Castro Marim está integrada num processo de modernização e simplificação administrativa, que incluiu também a abertura de três Espaços do Cidadão no concelho: Odeleite, Azinhal e Altura. Com o apoio e acompanhamento de técnicos devidamente formados, os cidadãos destes territórios podem agora aceder a alguns serviços do Estado português, que antes só podiam ser tratados na sede de concelho. Nos Espaços do Cidadão é possível tratar de um leque de cerca de 90 assuntos variados e de mais de 15 serviços públicos, por exemplo, renovar a carta de condução, entregar documentação para a ADSE ou alterar a morada no Cartão de Cidadão. A lista de assuntos e serviços disponíveis está a ser progressivamente alargada.
Ligada ainda a esta estratégia de modernização administrativa está também a abertura do curso de Informática da Universidade do Tempo Livre de Castro Marim, que assenta na formação de novos utilizadores.
Sobre as novas plataformas, a vice-presidente da Câmara, Filomena Sintra, realçou a modernização administrativa, como um “caminho do qual todos fazemos parte e só faz sentido se for para aumentar a eficácia, eficiência e reduzir as entropias, no relacionamento com os cidadãos e as instituições. Com este novo site, para além das melhorarmos a informação, aproximamo-nos daqueles que connosco querem interagir, ou nas actividades que decorrem no concelho, participar. Por outro lado, abrimos as portas da Biblioteca Municipal e reduzimos as longas distâncias físicas à consulta dos processos individuais, que cada um vai poder passar a consultar num acesso restrito”.
Estas intervenções, portal autárquico, site, equipamentos para formação e espaços do cidadão, foram investimentos comparticipados ainda com o PO ALGARVE 21.