Os concorrentes têm de ter “vínculo jurídico-laboral” com a Universidade do Algarve (UAlg) “como docente ou investigador” que tenha “a duração de pelo menos três anos ininterruptos, reportados a 31 de dezembro do ano anterior ao da edição do concurso”, precisou a mesma fonte.
O prémio será atribuído em dezembro de cada ano civil, referiu ainda a Universidade.
“Com o objetivo de distinguir e reconhecer publicamente o investigador da Universidade do Algarve que pelo trabalho desenvolvido na área da investigação científica se destacou a nível nacional e internacional, a Academia algarvia criou o ’Prémio Investigador UAlg’”, avançou a universidade algarvia num comunicado.
A UAlg vai assim entregar um “diploma” e “uma dotação no valor de cinco mil euros” ao investigador selecionado, depois de os concorrentes apresentarem as respetivas candidaturas “de 19 de setembro a 20 de outubro de 2022”, através de “formulário online (disponível a partir de dia 19 de setembro)”.
A Universidade do Algarve revelou que o júri da edição de 2022 tem um júri “composto por Raquel Vilaça, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Adelino Canário, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia e diretor do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve” e “Isabel Palmeirim, professora catedrática da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve”.
Integram também o grupo de jurados Isabel Dias, investigadora coordenadora do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares da Universidade de Lisboa, e Luis Azevedo Rodrigues, diretor do centro de Ciência Viva de Lagos.
A instituição académica justificou a criação deste prémio com a objetivo de “fomentar a participação dos docentes e investigadores da UAlg em projetos e na internacionalização da instituição”.
Através de mecanismo, a Universidade pretende impulsionar também a “produtividade científica” e a “afirmação da excelência da Universidade do Algarve, enquanto Instituição que integra o Sistema Científico e Tecnológico Nacional”.
O prémio “será entregue em dezembro de cada ano civil”, por ocasião da cerimónia pública do Dia da Universidade, frisou a UAlg.