A proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) sugere a implementação de um programa de incentivo ao abate de veículos ligeiros de passageiros e comerciais que estejam em fim de vida, matriculados até 2007. Fazer isso garantirá que não tenha mais despesas com o automóvel, assegurando que todas as ações estão em conformidade com a lei.
Caso possua um carro sem utilidade ou um veículo em fim de vida, o abate dessa viatura pode ser a melhor solução para eliminar as despesas obrigatórias associadas. Saiba agora mais com a ajuda do Ekonomista.
Vale a pena notar que, embora a Assembleia da República tenha sido dissolvida após a decisão do Presidente da República de convocar eleições para o dia 10 de março, o calendário do debate orçamental permanecerá até 29 de novembro, quando o Parlamento aprovará a proposta do OE2024. A aprovação está assegurada, uma vez que o PS ainda mantém a maioria absoluta na AR.
Quanto pode receber pelo abate?
O estímulo ao abate está incluído na proposta do OE 2024, com um orçamento de 129 milhões de euros destinados a incentivar o abate de cerca de 45 mil carros. Segundo a proposta do Orçamento, esses incentivos variarão entre 2.000 e 6.000 euros. No caso do abate de um veículo ligeiro, o valor será de 4.000 euros, que poderá ser descontado na compra de um carro elétrico ligeiro de passageiros novo ou usado, até quatro anos.
Se desejar adquirir um veículo comercial ligeiro com a mesma idade de matrícula, o incentivo ao abate de um carro com mais de 16 anos será de 6.000 euros. Além disso, um “cheque” de 2.000 euros atribuído pelo abate de um carro com matrícula até 2007 também poderá ser descontado na aquisição de um veículo ligeiro novo de emissões reduzidas.
Os apoios à compra de carros elétricos continuarão em 2024. O incentivo ao abate também se estenderá à compra de bicicletas elétricas, de acordo com a proposta do OE2024, que prevê a atribuição de um subsídio de até 6.000 euros para quem abater um carro com mais de 16 anos. O objetivo da medida é renovar o parque automóvel a nível nacional, “melhorando a segurança rodoviária e a qualidade do ambiente”, conforme indicado na apresentação da proposta do Orçamento do Estado.
Carro sem utilidade vs. carro em fim de vida
Um automóvel sem utilidade refere-se a um veículo usado que deixou de ser funcional para o seu proprietário, podendo isso dever-se à aquisição de um novo veículo, características desajustadas às necessidades atuais, uma pequena avaria, entre outras razões. Em muitos casos, quando um veículo perde a sua utilidade, os proprietários optam por vendê-lo ou incluí-lo no negócio de um novo, deduzindo o valor final a ser pago por este.
Contudo, existem situações em que as pessoas acabam por manter o carro, mesmo sem lhe dar utilização. Nestes casos, o abate do veículo deve ser considerado como uma opção viável.
Por outro lado, um veículo em fim de vida é aquele que já não apresenta condições para circular, seja devido a um acidente, avaria, estado de deterioração, ou outro motivo. Em resumo, atingiu o final do seu ciclo útil, sendo agora classificado como resíduo. Nesta circunstância, o abate automóvel surge como a solução para resolver os problemas associados a esse veículo.
Quanto aos procedimentos para efetuar o abate de um veículo, é aconselhável consultar a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou as Comissões de Coordenação Regional (CCDR). Alternativamente, pode obter informações através do portal da Valorcar, uma rede de centros de abate licenciados que operam de norte a sul do país.
Antes de prosseguir, é essencial confirmar se os centros de abate de automóveis são autorizados e detêm licença do Ministério do Ambiente para exercer essa atividade.
Deve reunir os seguintes documentos:
- Documento de identificação do veículo (DUA);
- Registo de Propriedade;
- Fotocópia do Cartão de Cidadão do proprietário do veículo;
- Requerimento de anulação da matrícula assinado pelo proprietário.
Também é necessário solicitar à entidade o formulário padrão para o cancelamento da matrícula. Este formulário é fornecido pela entidade e deve ser devidamente preenchido antes de ser enviado para o IMT.
Após a entrega do veículo, a documentação é analisada e o automóvel é encaminhado para abate, resultando na emissão de um certificado de destruição. Este certificado atesta que o veículo foi entregue nas instalações, e o proprietário deixa de ter responsabilidade pela gestão do automóvel.
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