Os radares de velocidade são presenças comuns nas estradas portuguesas, desempenhando um papel crucial na promoção da segurança rodoviária. Por trás da tecnologia que deteta o movimento dos veículos está um fenómeno físico conhecido como “Efeito Doppler”.
Segundo o Pplware, foi nomeado em homenagem ao físico austríaco Christian Doppler, que teorizou pela primeira vez sobre o fenómeno em 1842, o Efeito Doppler refere-se à alteração na frequência percebida de uma onda em relação a um observador em movimento em relação à fonte da onda. Esse conceito tem aplicações significativas, especialmente quando se trata de radares de velocidade.
Conforme explicado pelo National Geographic, permite que equipamentos tecnológicos captem os ecos retornados por um veículo em movimento, possibilitando a medição de sua velocidade radial. Existem duas manifestações principais do Efeito Doppler: o Efeito Doppler de Frequência para Ondas Sonoras e o Efeito Doppler de Frequência para Ondas de Luz.
Em radares de velocidade, o Efeito Doppler é frequentemente empregado para medir a velocidade de objetos em movimento, como veículos numa estrada. O princípio por trás disso assemelha-se à Frequência para Ondas de Luz.
Quando um radar de velocidade emite ondas eletromagnéticas em direção a um veículo em movimento, essas ondas sofrem um deslocamento de frequência devido ao movimento relativo entre o radar e o veículo. Se o veículo estiver a aproximar-se do radar, ocorrerá um aumento na frequência percebida das ondas refletidas (chamado de deslocamento para o azul ou blueshift). Se o veículo estiver a afastar-se, haverá uma diminuição na frequência percebida (chamada de deslocamento para o vermelho ou redshift).
O radar mede essa mudança na frequência das ondas refletidas e, a partir dessa informação, pode-se calcular a velocidade do veículo com base no Efeito Doppler. Essa técnica é amplamente adotada em radares de controlo de tráfego para monitorizar a velocidade dos veículos e garantir a conformidade com os limites de velocidade.
Importante notar que os radares de velocidade utilizam o Efeito Doppler exclusivamente para medir a velocidade ao longo da linha de visão entre o radar e o veículo. Portanto, o ângulo entre o radar e a direção do movimento do veículo também influencia na precisão da medição de velocidade.
A compreensão deste efeito destaca a complexidade tecnológica subjacente aos dispositivos de controlo de velocidade nas estradas portuguesas, desempenhando um papel vital na promoção de comportamentos seguros e na prevenção de acidentes rodoviários.
Leia também: Esta praia do Algarve foi descoberta por um náufrago