A concentração de riqueza tem sido um tema de debate acalorado nos parlamentos ao redor do mundo. Dentro deste grupo privilegiado, há ricos e… há super ricos. Recentemente, um relatório da consultora de migração de investimentos Henley & Partners, intitulado “Private Wealth Migration in 2024”, lançou luz sobre a distribuição global dos indivíduos milionários, conhecidos como HNWI (High Net Worth Individuals).
Quantos High Net Worth Individuals Existem?
Nas últimas décadas, as fortunas dos mais ricos têm crescido exponencialmente, enquanto as classes média e baixa têm experienciado um crescimento mais modesto. Esta situação aumentou a disparidade entre aqueles com rendimentos inferiores a 100.000 dólares e aqueles com mais de 1 milhão de dólares para investir. O relatório de Henley & Partners, partilhado pelo Pplware, analisa a população de milionários, centimilionários (aqueles com mais de 100 milhões de dólares) e bilionários (com fortunas superiores a mil milhões de dólares) em diferentes países.
Milionários, Centimilionários e Bilionários por País
Não é surpresa que os Estados Unidos liderem com a maior população de milionários do mundo. O UBS Global Wealth Report 2023 já havia mostrado a predominância das cidades americanas, como Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles e Chicago, na concentração de riqueza. O estudo de Henley & Partners revela que os EUA possuem 5.492.400 pessoas com uma riqueza superior a 1 milhão de dólares. Deste número, 9.850 pessoas têm mais de 100 milhões de dólares e 788 são bilionários.
A China ocupa o segundo lugar, mas apresenta uma distribuição de riqueza um pouco mais equilibrada. O número de milionários na China é 862.400, com 2.352 centimilionários e 305 bilionários, representando 12,97% da sua população de centimilionários. Este dado indica uma distribuição de riqueza mais homogénea entre os diferentes níveis de milionários na China. Entre 2013 e 2023, a população de milionários na China cresceu de forma impressionante, registando um aumento de 92%.
Análise de Outros Países
Embora os Estados Unidos e a China dominem o ranking, outros países também mostram números significativos de indivíduos abastados. Países como Japão, Alemanha, Reino Unido e França seguem na lista com populações notáveis de milionários. Cada um destes países tem a sua própria dinâmica e distribuição de riqueza, refletindo diferentes contextos económicos e sociais.
A crescente concentração de riqueza nas mãos de poucos é um fenómeno global que continua a evoluir. O relatório de Henley & Partners fornece uma visão abrangente sobre onde residem os mais ricos e como a distribuição de riqueza varia entre os países. “São dados que ajudam a entender não apenas a dinâmica da riqueza global, mas também as tendências de migração dos milionários e a concentração de riqueza em certas regiões”, conclui o relatório.
Para uma melhor compreensão dos dados apresentados, o VisualCapitalist.com produziu uma tabela que ilustra de forma clara e concisa a distribuição global dos milionários, centimilionários e bilionários. Esta visualização ajuda a destacar a predominância dos Estados Unidos e da China, bem como a emergente relevância de outras nações no cenário da riqueza global.
Em suma, a análise da distribuição de riqueza global e a identificação dos países com maior número de milionários não só refletem a concentração de riqueza mas também as tendências de desenvolvimento económico e migração de capital.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão