Com o objetivo de distinguir e reconhecer publicamente o investigador da Universidade do Algarve que pelo trabalho desenvolvido na área da investigação científica se destacou a nível nacional e internacional, a academia algarvia criou o “Prémio Investigador UAlg”.
O prémio materializa-se na entrega de diploma e de uma dotação no valor de cinco mil euros. Para concorrer é necessário ser detentor de vínculo jurídico-laboral com a UAlg, como docente ou investigador com a duração de pelo menos três anos ininterruptos, reportados a 31 de dezembro do ano anterior ao da edição do concurso. Todas as informações e requisitos estabelecidos devem ser consultados no Regulamento do Prémio.
As candidaturas decorrem de 19 de setembro a 20 de outubro de 2022 e são formalizadas exclusivamente em formulário online (disponível a partir de dia 19 de setembro).
O júri da edição 2022 é composto por Raquel Vilaça, professora catedrática da Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra; Adelino Canário, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia e diretor do Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve; Isabel Palmeirim, professora catedrática da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve; Isabel Dias, investigadora coordenadora do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, Universidade de Lisboa; e Luis Azevedo Rodrigues, diretor do Centro de Ciência Viva de Lagos.
Este prémio visa, principalmente, fomentar a participação dos docentes e investigadores da UAlg em projetos e na internacionalização da instituição, com impactos efetivos na produtividade científica e na afirmação da excelência da Universidade do Algarve, enquanto Instituição que integra o Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Será entregue em dezembro, de cada ano civil, na cerimónia pública do Dia da Universidade.
Mais informações: https://www.ualg.pt/premio-investigador-ualg ou [email protected]
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.