Acabar com a ressaca e reduzir os efeitos do álcool são as promessas do novo produto inovador Mykrl, concebido por uma farmacêutica sueca. Comercializado como suplemento alimentar, 100% natural e vegan, foi posto à venda esta semana no Reino Unido.
Para que resulte é necessário tomar dois comprimidos – um até 12 horas antes de começar a beber e o outro uma hora antes -, e, como afirma a farmacêutica, o suplemento irá eliminar até 70% do álcool após uma hora.
A conclusão é de um estudo que envolveu 24 pessoas divididas em dois grupos, em que um tomou dois comprimidos de Mykrl por dia e o outro placebos, durante uma semana, ao mesmo tempo que ingeriam um copo de vodka ao pequeno-almoço.
“É o primeiro produto capaz de decompor o álcool”, afirma a farmacêutica que diz estar a desenvolvê-lo há mais de 30 anos
Como funciona? Segundo os fabricantes, o suplemento ativa as bactérias Bacillus subtilis e Bacillus coagulans, o aminoácido L-cisteína e a vitamina B12 no intestino, acelerando a decomposição do álcool em água e dióxido de carbono antes de chegar ao fígado.
“O objetivo da Myrkl é ajudar aqueles que bebem regularmente e com moderação a sentirem-se bem no dia seguinte, sejam eles profissionais ocupados, pais jovens ou idosos que desejam manter uma vida social ativa”, realça Håkan Magnusson, diretor-executivo da marca.
Apesar dos resultados do estudo publicados na revista científica Nutrition and Metabolic Insights, há quem seja cético quanto à sua eficácia.
Sally Adams, professora associada da Escola de Psicologia da Universidade de Birmingham destacou, em entrevista à Euronews Next, que a ciência por trás de uma ressaca tem muitos fatores em jogo, o que torna particularmente difícil encontrar uma cura.
“É desidratação; uma dor de cabeça; um equilíbrio ou desequilíbrio de eletrólitos; irritação do estômago e do intestino delgado – são processos muito complexos para que um produto apenas seja capaz de funcionar”, acrescentou.
LEVANTADAS QUESTÕES ÉTICAS E RISCO DE INCENTIVO DE COMPORTAMENTOS ABUSIVOS
A professora destaca ainda algumas questões éticas. “Se for comercializado como um produto que decompõe o álcool mais rapidamente, as pessoas podem usar isso para conduzir depois de beber”, alerta.
Sally Adams diz também que a toma destes comprimidos pode dificultar a perceção de problemas de alcoolismo, já que as ressacas são um indicador bastante importante nesse processo.
Também Martin Preston, fundador e chefe-executivo da clínica de reabilitação privada Delamere, levantou a preocupação de que o novo suplemento possa incentivar o consumo excessivo de álcool. “Pode levar a problemas como insónias, que podem levar à exaustão e fadiga, o que diminuirá a qualidade de vida no dia a dia. Em casos mais graves, pode levar a doenças hepáticas ou até danos cerebrais”, acrescentou.
Em comunicado, o CEO da Mykrl, respondeu às preocupações explicando que o produto “não foi projetado para aliviar o impacto do consumo excessivo, os consumidores não devem usar a Myrkl como desculpa para consumir mais álcool”.
O suplemento está disponível online e cada 30 comprimidos custam £30 (cerca de 35 €).
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL