O Host Lab – Hospitality, Sustainability and Tourism Experiences Innovation Lab, que pretende ser um espaço de partilha e aprendizagem entre a Academia, o Turismo e o Setor Hoteleiro, vai ser inaugurado, esta sexta-feira, às 10:00, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da UAlg, no Campus da Penha.
“Este projeto pretende aproximar a comunidade científica e as empresas e consiste na criação de um laboratório e no desenvolvimento de ingredientes inovadores no âmbito da Dieta Mediterrânica. Será um espaço onde se pretende testar propostas, de forma a promover o bem-estar da população local e dos visitantes, aspirando a um destino cada vez mais sustentável”, explica a UAlg.
O Host Lab pretende, assim, ser uma referência de investigação e desenvolvimento aplicado ao turismo culinário e às experiências eno-gastronómicas associadas à Dieta Mediterrânica. Irá estudar as determinantes da experiência e a atmosfera dos lugares, promovendo a avaliação sensorial, junto dos turistas e dos stakeholders, de novos produtos e serviços, com base em recursos e produtos locais, como os cereais, a oliveira, a vinha e outros alimentos, potenciando a qualificação e a diversificação do Algarve como destino turístico sustentável.
Neste momento, o projeto também será apresentado ao Conselho Consultivo, recentemente criado pela ESGHT, e servirá para dar a conhecer o trabalho de ensino e investigação em curso.
No decurso do projeto têm sido convidados profissionais da área da Hotelaria e Turismo, para a realização de dinâmicas de grupo sobre a temática da inovação na Dieta Mediterrânica, que tiveram como temas principais “Inovação” e “Ingredientes”, de forma a que mercado e ciência estejam alinhados quanto às suas definições e futuras implementações na sustentabilidade local.
A participação ativa de profissionais externos à Academia tem fomentado a aprendizagem num âmbito holístico, de forma a que os objetivos do projeto sejam implementados de forma eficaz, para adicionar valor ao destino turístico e à experiência dos turistas e habitantes locais do Algarve.
Este projeto tem como responsável Alexandra Rodrigues Gonçalves, docente da UAlg e investigadora integrada do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), e é financiado pelo Programa Operacional para o Algarve 2020.
O Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve também integra o Projeto, através de um grupo de professoras e investigadoras da área da Engenharia Alimentar, que se encontra a desenvolver um conjunto de novos produtos, que irão ser testados junto dos parceiros da Rota do Petisco, tendo como associada a Região de Turismo do Algarve.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.