Há umas semanas, os portugueses acordaram com a notícia que ditava a eliminação da antigas SCUT, o que significa que no próximo ano vai ficar mais barato circular em algumas autoestradas, nomeadamente na A22, que liga Lagos a Castro Marim, no Algarve. Apesar de a circulação em algumas autoestradas ficar mais barata, há casos onde vai ter de pagar mais, já que é oficial o aumento das taxas das portagens em 2025.
Quer seja no dia a dia, ou em período de férias, uma grande parte dos portugueses procura sempre o caminho mais rápido para chegar ao seu destino. Normalmente, o trajeto mais rápido implica também um maior investimento financeiro, já que exige que passe por algumas portagens. Ainda assim, há caminhos que não o obrigam a passar por portagens e, para além de serem mais económicos, não o vão fazer perder assim tanto tempo.
Para poupar alguns euros em apenas poucos segundos, basta ter um smartphone e a aplicação Google Maps instalada. É que, segundo o Notícias ao Minuto, esta app consegue traçar o caminho para o destino que pretender sem qualquer portagem e vai poder comparar o tempo desse trajeto com o do caminho mais curto.
De qualquer forma, para ter acesso ao caminho sem portagens terá de abrir o Google Maps, selecionar o destino, pressionar os três pontos no canto superior direito, selecionar “Opções” e em seguida escolher “Evitar Portagens”.
Por exemplo, se quiser fazer o percurso Lisboa-Albufeira, ao ir pela autoestrada irá pagar 22,70 euros em portagens, um valor que não terá de pagar ao viajar pelas estradas nacionais. Este último trajeto demora quatro horas a ser percorrido, ao passo que o caminho mais curto leva apenas duas horas e quarenta minutos. No entanto, cabe a si decidir se vale ou não a pena poupar algum dinheiro na sua viagem.
Leia também: Decathlon lança capa de chuva compacta e prática por menos de 10€