A praia está rodeada de falésias sob as quais foram construídas casas pintadas de azul e branco. Falamos da vila piscatória do Burgau. Situada no concelho de Vila do Bispo, esta pequena localidade do Algarve é várias vezes comparada à ilha grega de Santorini. É que esta ilha da Grécia também se caracteriza pelo contraste entre o azul e o branco das casas, assim como pelas praias encobertas pelas falésias.
Ir ao Burgau será certamente mais económico do que comprar uma passagem aérea para Santorini, no entanto, se quiser alugar uma casa nesta localidade do concelho de Vila do Bispo, o ideal será reservá-la com bastante antecedência. É que este é um destino muito procurado por portugueses e estrangeiros no verão, pelo que se torna também difícil encontrar um lugar para pousar a toalha no areal da pequena praia do Burgau.
Em tempos esta vila algarvia viveu da atividade piscatória, mas agora é o turismo que sustenta grande parte da sua economia. Em 2010, os leitores da Lonely Planet selecionaram o Burgau como a “vila mais pitoresca à beira mar”, impulsionando ainda mais o turismo. Para além da praia, o blog Portugal de Norte a Sul aconselha a que os visitantes percorram também as ruas da vila, sobretudo a principal, pelo seu “charme”.
Caso a sua visita a esta vila se estenda por alguns dias, poderá também reservar um tempo para visitar as praias de Lagos ou o Cabo de São Vicente, em Sagres, que ficam apenas a alguns minutos de carro.
Leia também: Conheça a cidade portuguesa que fica no Algarve e que se tornou moda entre os espanhóis