Muitos portugueses aproveitam o feriado de 15 de agosto, que cai a meio da semana, para estender o descanso e rumar ao sul do país, com o Algarve a destacar-se como o destino mais popular. Este período é ideal para prolongar as férias de verão ou, se preferir, fazer uma breve escapada para fugir à rotina das cidades.
Tendo em conta esta tendência do feriado de 15 de agosto, o portal de reservas de casas de férias na Europa, Holidu, elaborou uma lista dos 50 destinos mais procurados pelos portugueses para este feriado, que lhe revelaremos a seguir com a colaboração da Versa.
No topo da lista está Albufeira, conhecida por ser um dos destinos favoritos dos turistas ingleses, mas que, segundo o ranking, também atrai um grande número de portugueses. Com um preço médio de 153 euros por noite, Albufeira lidera a lista, seguida por Portimão, com um preço médio de 131 euros, e Monte Gordo, com 122 euros por noite.
Quarteira e Vilamoura completam o Top 5, com preços médios entre 167 e 170 euros por noite, consolidando o domínio do Algarve, que ocupa 18 posições no ranking. A única exceção ao domínio das praias algarvias é São Martinho do Porto, que surge na 6ª posição, com um preço médio de 128 euros.
O Alentejo também se destaca, com destinos como Vila Nova de Milfontes (13ª posição), Porto Covo (19ª) e Tróia (28ª) a atraírem a atenção dos veraneantes. A região de Lisboa e Vale do Tejo aparece com oito destinos no ranking, incluindo Lisboa (24ª), Nazaré (12ª), Peniche (26ª), Setúbal (31ª), Foz do Arelho (40ª) e Ericeira (41ª).
Embora a maioria dos destinos preferidos pelos portugueses para meados de agosto esteja em território nacional, com 42 das 50 opções no ranking, destinos internacionais também marcam presença, sobretudo em Espanha. Cidades como Benidorm, Sanxenxo, Isla Canela, Málaga, Marbella, Vigo, Islantilla e Cádis são opções populares.
Almancil, no Algarve, destaca-se como o destino mais caro, com um preço médio de 328 euros por noite, enquanto Isla Canela, em Espanha, revela-se a opção mais económica, com um custo médio de 80 euros por noite.
Leia também: Ingleses elegem cidade algarvia que “enganava espanhóis curiosos” como segredo melhor guardado de Portugal