Uma investigação pioneira na área da oncologia está a desenvolver, no Reino Unido, análises sanguíneas capazes de detetar 50 tipos de cancro antes do paciente apresentar sintomas. Caso seja bem-sucedida, esta ferramenta pode vir a evitar milhares de mortes.
Este novo exame ao sangue tem ainda o potencial de indicar aos médicos o local do corpo humano onde o tumor se está a desenvolver. Uma tecnologia revolucionária e que pode ser o “ponto de viragem” no tratamento oncológico, acreditam os investigadores.
Isto porque, através destas análises, poderão ser evitadas uma em cada 10 mortes por cancro no Reino Unido. O que significa que, por ano, há o potencial de salvar a vida a mais 16.000 doentes oncológicos.
O ensaio clínico envolve 140 mil britânicos com idades entre os 50 e 77 anos e, para já, não há conclusões definitivas. Os investigadores esperam poder partilhar resultados concretos com o Serviço Nacional de Saúde britânico em 2024.
“Investigações como esta são fundamentais (…) para darmos aos pacientes a probabilidade de êxito”, explicou a investigadora Rose Gray ao britânico Express.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL