Uma menina de 20 meses morreu após ter sofrido um traumatismo craniano ao ser atingida por uma pedra de granizo com mais de 10 centímetros.
O acidente ocorreu, segundo o jornal “El Mundo”, durante uma tempestade de granizo registada no final da tarde desta terça-feira na cidade de La Bisbal d’Empordà (Girona), em Espanha.
A bebé foi transferida para o Hospital Josep Trueta de Girona, de acordo com uma fonte do município, onde acabou por falecer esta manhã.
Para além da morte da menina, o granizo provocou ainda ferimentos em dezenas de pessoas e uma mulher encontra-se ainda hospitalizada na mesma unidade de saúde.
Naquela zona do país vizinho chegaram a cair pedras de granizo com 10 a 11 centímetros, que acabaram por partir várias janelas, carros e telhados, devido à dimensão do granizo, que atingiu o diâmetro máximo em Espanha desde 2002.
Através de imagens partilhadas nas redes sociais, é possível ver a força com que o granizo atingiu a superfície.
Há registo de imagens de quem foi atingido com gravidade e acabou por abrigar-se por debaixo de uma viatura para evitar ser atingido por mais pedras de granizo.
Os bombeiros receberam pelo menos 39 chamadas relacionadas com a tempestade de granizo em La Bisbal d’Empordà. Os principais alertas diziam respeito a danos nos telhados devido ao impacto das pedras de granizo.
Para esta quarta-feira é esperada a ocorrência de mais tempestades na região da Catalunha.