Quando os vidros do carro começam a embaciar, as opiniões costumam divergir na forma de os desembaciar. Alguns defendem abrir as janelas, enquanto outros preferem mantê-las fechadas. Será melhor optar por ar quente ou frio? Este problema pode ser bastante perigoso, comprometendo a segurança. Saiba mais sobre como resolver esta situação com a colaboração da Razão Automóvel neste artigo.
O embaciamento ocorre quando há ar quente e húmido no interior do carro, que entra em contacto com os vidros frios. Este fenómeno chama-se condensação. A condensação surge devido à diferença de temperatura, fazendo com que o vapor de água presente no ar se transforme em gotículas, criando aquela camada opaca que tanto atrapalha. A solução? Equilibrar a temperatura e reduzir a humidade no interior do carro.
Ar quente ou frio?
Nos carros com ar condicionado, a forma mais rápida de desembaciar os vidros é usar ar frio e seco. Este ar ajuda a reduzir a temperatura dos vidros, o que minimiza a diferença entre o interior do carro e a superfície do vidro, evitando mais condensação.
O truque do ar condicionado é que não só controla a temperatura como também remove a humidade do ar, quer esteja a funcionar com ar quente ou frio. Por isso, o ar condicionado deve estar sempre ligado se o objetivo é combater o embaciamento.
Se a intenção é desembaciar os vidros rapidamente, a Razão Automóvel sugere o seguinte:
- Ligar o ar condicionado para desumidificar o ar.
- Usar ar frio no início para equilibrar a temperatura dos vidros.
- Direcionar o ar para o para-brisas.
- Depois de os vidros estarem desembaciados, mudar para ar quente para um maior conforto, mas manter sempre o ar condicionado ligado.
E o ar quente não é melhor?
O ar quente sem o ar condicionado pode, inicialmente, piorar o embaciamento. Isto acontece porque o ar quente transporta mais vapor de água, o que pode aumentar a condensação. A chave, segundo a mesma fonte, é o ar seco, e é aqui que o ar condicionado faz toda a diferença.
E quem não tem ar condicionado?
Se o carro não tiver ar condicionado, a abordagem é um pouco diferente. O sistema de ventilação deve ser colocado no modo frio, com o fluxo de ar direcionado para os vidros, de forma a diminuir a diferença de temperatura.
Abrir ligeiramente as janelas também ajuda, permitindo a entrada de ar fresco que equilibra a temperatura e reduz a humidade dentro do carro.
Vidros limpos são essenciais
Vidros sujos embaciam com mais facilidade, uma vez que a sujidade retém humidade. Por isso, é importante manter os vidros sempre limpos, tanto por dentro como por fora, para minimizar o embaciamento.
Existem também produtos anti-embaciamento que criam uma película protetora, evitando a formação de condensação. E, claro, evitar fontes de humidade no carro como guarda-chuvas molhados ou roupa húmida é sempre uma boa ideia.
Leia também: Prepare-se para o inverno com este casaco polar do Aldi que custa menos de 10 euros