Com o objetivo de estimular o gosto pela escrita e pela leitura entre os mais novos, ao mesmo tempo que promove a consciência ambiental, a empatia e os hábitos alimentares saudáveis, a Auchan lança, pela primeira vez, o Concurso de Contos Auchan.
Dirigido a turmas do 1.º ciclo do ensino básico, com acompanhamento de um professor, o desafio consiste na criação de uma história original, com possibilidade de publicação no Livro de Natal Auchan, cuja receita de venda reverterá a favor de uma organização social.
Este projeto destina-se a escolas de todo o país, de norte a sul, e está alinhado com os dois pilares fundamentais da marca: “Alimentar uma vida melhor” e “Preservar o planeta”. Com foco no tema da alimentação, as turmas poderão escolher entre dois tópicos para inspirar o seu conto: desperdício alimentar ou alimentação saudável.
“Na Auchan temos consciência de que é importante consciencializar os mais novos desde cedo para aqueles que podem ser os problemas das gerações vindouras. A alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar são duas prioridades estratégicas para a marca e, por isso, desafiamos as crianças a pensar num conto que possa abordar estes temas e servir de inspiração para os fazer pensar nestas temáticas de forma divertida e didática”, afirma Rita Cruz, diretora de Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan Retail Portugal.
Cada turma poderá submeter um conto original com um comprimento entre 4.500 e 5.000 caracteres, até ao dia 19 de maio. Os oito melhores contos serão selecionados por um júri e publicados no Livro de Natal Auchan.
Além da publicação, os contos vencedores garantem ainda entradas gratuitas em espaços como a Mata do Bussaco, Quinta do Pisão, Jardim Zoológico de Lisboa ou Fundação Serralves.
As turmas distinguidas com o 1.º lugar (1 escola) e 2.º lugar (3 escolas) receberão ainda um prémio monetário no valor de 1.000€ e 500€, respetivamente, destinado a apoiar projetos escolares.
A pensar nos docentes, a Auchan disponibiliza também um conjunto de ferramentas educativas, que podem ser utilizadas em sala de aula para inspirar o desenvolvimento das histórias.
O regulamento completo do concurso encontra-se disponível [aqui.].
Leia também: Fim dos voos low-cost? Este comboio de 400 km/h vai conectar Portugal à Europa
