É certo que o frango é uma das carnes mais procuradas pelos portugueses. Para além de ser saudável, até porque se trata de uma carne branca com uma grande quantidade de vitaminas na sua composição, o frango é uma das carnes mais baratas do mercado e o preço também atrai muitos consumidores. No entanto, há um erro que muitos cometem na hora de ir buscar frango e está relacionado com a forma como estes o pedem.
Um talhante espanhol tem o hábito de partilhar vídeos na sua conta de TikTok, intitulada @elcarnicerotiktoker, e houve um em particular que se tornou viral pelo facto de este revelar um “erro grave” que muitos cometem na hora de comprar frango. A Executive Digest cita o tiktoker que alerta para o facto de muitas pessoas terem preferência pelo peito de frango já cortado.
O frango inteiro é a opção mais económica
Ainda que possa ser mais prático, na ótica do talhante espanhol, esta escolha é financeiramente desvantajosa e promove o desperdício alimentar. “Comprar um frango inteiro é muito mais económico e permite um aproveitamento integral do alimento”, explica.
Isto porque, ao comprar o frango inteiro, pode aproveitar todas as suas partes para confecionar diferentes tipos de pratos. Assado, estufado ou grelhado, o frango tanto pode ser usado para a chamada refeição de “conforto”, nomeadamente um frango na panela com molho de caril, como pode ser utilizado nas tradicionais saladas com massa ou até para fazer recheios de tartes e empadas.
Segundo o talhante espanhol, até o esqueleto pode servir para fazer caldos nutritivos. O mesmo garante que o bico é a única parte do frango que não pode ser aproveitada.
Um dos fatores que dissuade muitas pessoas de comprar o frango inteiro prende-se com o facto de não saberem cortá-lo corretamente. De qualquer forma, em muitos supermercados e até mesmo nos talhos, “ao pagar pelo frango inteiro, pode pedir ao talhante para o cortar gratuitamente”.
Saiba o que fazer se sobrar muito frango
Por outro lado, há quem também não compre o frango inteiro por considerar que depois vai sobrar uma grande quantidade que será posteriormente desperdiçada. Saiba, contudo, que pode sempre optar por congelar as sobras. “Frango ou peru podem ser congelados entre seis e nove meses sem perder sabor ou nutrientes”, assegura o talhante.
Leia também: Estas aplicações do telemóvel podem esvaziar a sua conta bancária: veja como se proteger