Portugal é um habitual destaque nos rankings do guia gastronómico TasteAtlas, mas desta vez o país surge num contexto menos positivo. As tradicionais moelas de frango integram a lista dos 100 piores pratos do mundo, de acordo com as avaliações dos utilizadores da plataforma. O prato ocupa a 18.ª posição na tabela, com uma classificação de 2,3 estrelas.
“Moelas são um prato tradicional português feito de moelas de frango, cozidas lentamente em um molho saboroso de tomate, cebola, alho, vinho branco e especiarias. São tipicamente servidas como aperitivo ou guisadas, polvilhadas com salsa antes de servir”, descreve o TasteAtlas, citado pela SIC Notícias. Apesar da descrição detalhada, o prato não foi suficiente para agradar aos paladares internacionais, recebendo uma das piores avaliações.
Na lista também aparecem outros pratos portugueses, como os bolos de São Gonçalo, de Amarante, classificados na 99.ª posição com uma pontuação de 2,8 estrelas. O ranking completo foi elaborado com base em mais de 400 mil avaliações feitas pelos utilizadores do guia.
Os piores pratos do mundo
O Top 10 da lista é dominado por pratos de vários países, com destaque para o Blodpalt, da Finlândia, que ocupa o primeiro lugar. Seguem-se o Bocadillo de sardinas, de Espanha, e o Calskrove, da Suécia. Outras iguarias, como o Jellied eels, de Inglaterra, e o Thai Fish Entrails Sour Curry, da Tailândia, também fazem parte da seleção.
Apesar desta inclusão menos favorável na lista dos 100 piores pratos do mundo, a gastronomia portuguesa também foi recentemente destacada no TasteAtlas por razões positivas. O Alentejo foi eleito a 9.ª melhor região gastronómica do mundo, e o pastel de Belém recebeu o título de melhor doce de pastelaria a nível global.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer