O SerrAdentro | Monchique + Próximo é um projeto de intervenção social e comunitária promovido pela Associação Vicentina em parceria com o município de Monchique. Integrado na 4.ª geração de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G), o SerrAdentro tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento e inclusão social, através do trabalho em proximidade com a comunidade e as instituições, dando especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis.
O SerrAdentro está a ser implementado desde setembro de 2020 no concelho de Monchique por parte de uma equipa multidisciplinar que concebe e implementa ações em três eixos de intervenção: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.
Intervindo junto de vários tipos de públicos-alvo, acreditamos que a educação da juventude é o primeiro passo para que uma comunidade seja dotada de valores de cidadania e participação cívica, aproximando culturas e desconstruindo estereótipos. Assim, acreditamos que uma das formas mais eficazes de promover a sensibilização e capacitação dos/as jovens é através da democratização do acesso à Arte e da promoção da Cultura, estimulando a criatividade, o acesso à informação e a motivação para serem agentes empreendedores/as no desenvolvimento da sua comunidade, pelas suas próprias ideias e ações.
As metodologias que utilizamos são ajustadas mediante os público-alvo com quem trabalhamos, estabelecendo relações horizontais numa lógica de valorização das experiências e capacidades individuais, permitindo o desenvolvimento de conhecimento e competências de forma pedagógica. No decorrer das ações, têm sido trabalhados temas como os Direitos Humanos, os Direitos das Crianças e os Direitos das Mulheres através da pintura, do cinema infantil e do photovoice, bem como a relação ser humano – natureza através do desenho e das artes manuais, abrangendo diversas faixas etárias, desde as crianças até à população sénior. É aqui que reside o papel flexível da Arte, pois é passível de ser apropriado por qualquer indivíduo, não obstante a sua idade, formação e contexto.
Uma das iniciativas mais marcantes da aposta da equipa técnica nas metodologias artísticas é o projeto-piloto “Europa, Juventude e Arte – De que é feita a Paz?”, desenvolvido pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors com diversos parceiros na região no âmbito das comemorações do Dia da Europa e do Ano Europeu da Juventude (2022). A Vicentina aceitou o desafio e juntou-se a diversas entidades (Centro Europe Direct Algarve, Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algare, ISMAT, entre outros) para desenvolver um leque diverso de ações dirigidas à população jovem do concelho de Monchique, com enfoque especial na expressão artística enquanto forma de afirmação dos valores europeus. A partir de sessões lúdicopedagógicas e de ateliês criativos, foi fomentada a participação cívica de crianças e jovens do concelho, através da pintura de um mural e de três caixas de eletricidade na vila de Monchique, com o intuito de promover a reflexão e o debate sobre a temática da paz e o papel da arte na expressão de valores de cidadania. Partindo do contexto atual, especificamente o conflito Rússia – Ucrânia, as comemorações incidiram sobre a temática da Paz, homenageando as artes tradicionais ucranianas, com inspiração na obra da reputada artista Maria Prymachenko.
Acreditamos que a educação é um processo que assume uma dinâmica permanente e, enquanto metodologia de educação não-formal, as metodologias centram-se na pessoa como um todo e não como mera recetora de informação e, desta forma, têm como propósito chegar ao público-alvo, promovendo insights terapêuticos e de desenvolvimento pessoal (autoconhecimento, empatia e desenvolvimento cognitivo e emocional). Assim, como estratégias de intervenção não-formal, é objetivo da Vicentina continuar a imprimir na sua ação sobre os territórios dinâmicas que se sirvam da cultura e da Arte enquanto ferramentas para o desenvolvimento comunitário. A educação da juventude a partir das metodologias artísticas – artes plásticas e dramáticas – cumpre, no nosso entender, um importante papel no desenvolvimento pessoal e social da comunidade, abrangendo principalmente as camadas mais jovens enquanto franjas mais permeáveis à sensibilização e capacitação para os valores cívicos e sociais. A arte será assim o veículo para a promoção do pensamento crítico e da proatividade na expressão de valores de cidadania.
Parece-nos pertinente sublinhar a relação que a Arte pode estabelecer – no contexto atual – na difusão e internalização de uma consciência mais presente sobre as alterações climáticas, atuando como um instrumento de educação ambiental, provocando nos/as jovens o interesse e a preocupação na intervenção direta e ativa no meio ambiente, tendo como base a consciencialização sobre a importância da proteção ambiental: não temos um planeta B. Através da Arte, podemos aproximar os/as jovens – e a população em geral – das preocupações ambientais, sem que estes/as se percam nos discursos mais complexos e científicos inerentes a estas questões, através de ações de sensibilização em parceria com entidades especializadas no domínio do ambiente, em contexto real, passível de demonstração das consequências que os hábitos de uma sociedade consumista e capitalista podem ter sobre os recursos naturais.
A Arte e a Cultura são pontes importantes de comunicação e conexão entre as comunidades e as pessoas – transmitindo mensagens –, sendo fundamental a criação de espaços de expressão reflexiva, artística e empreendedora, recorrendo a metodologias colaborativas e inclusivas, para assim sensibilizar e consciencializar as pessoas para a importância dos valores da liberdade, igualdade, paz e solidariedade entre todos os povos, em estreita sintonia como a Natureza. Falar de desenvolvimento comunitário implica falar sobre o papel da Arte, pois implica obrigatoriamente a noção de crescimento, criação e evolução.
Autoria: Rita Traquino | Educadora Social e Teresa Mariano | Psicóloga
(Projeto Serra Adentro – Monchique, Associação Vicentina)
Imagens de atividades desenvolvidas com recurso a metodologias artísticas
RELACIONADOS:
Europa, Juventude e Arte: qual o caminho?
Tecer o amanhã (com Europa, Juventude e Arte) – Postal do Algarve
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)