Portugal participou, entre esta terça e quinta-feira, no World Travel Market (WTM) em Londres, a maior feira de turismo britânica com o número recorde de 112 empresas, além das sete Agências Regionais de Promoção Turística do país (Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira, Açores), concentradas num espaço comum de 1.010 m2 coordenado pelo Turismo de Portugal.
Para o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, esta presença reforçada reflete uma “expetativa positiva relativamente ao mercado britânico” e “perspetivas muito animadoras para 2025”.
De acordo com as estimativas rápidas do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco de Portugal para os primeiros nove meses de 2024, o Reino Unido registou um crescimento de 3% no indicador das dormidas.
Este desempenho vem fortalecer os números de 2023, quando o Reino Unido continuou a ser o principal mercado emissor de turistas em termos de dormidas (9,9 milhões de dormidas, 18,4% do total) e o segundo em hóspedes (2,4 milhões de hóspedes, 12,9%), a seguir à Espanha.
Os britânicos são também os turistas estrangeiros que gastam mais durante as estadias em Portugal, 3.806,4 milhões de euros em 2023, o que equivale a 15% do total.
Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia covid-19, o Reino Unido cresceu em todos os indicadores: hóspedes (+9,9%), dormidas (+6,0%) e receitas (+16,1%).
No ano passado, pelo menos 73,8% das viagens aéreas que turistas britânicos fizeram para Portugal foram em companhias de baixo custo (EasyJet, Ryanair, Jet2.com, Wizz Air), de acordo com o Turismo de Portugal.
O Algarve foi o principal destino nacional dos turistas britânicos em 2023 (58,5%), seguido da Madeira (19,4%), da Área Metropolitana de Lisboa (12,3%) e do Norte (5,9%).
Londres foi a principal cidade britânica de origem do voo para Portugal (57,3%), seguida de Bristol (8,0%), Manchester (7,9%), Birmingham (4,9%), Belfast (3,2%), Glasgow (3,2%), Liverpool (2,9%), Edinburgh (2,9%), Nottingham (2,9%), Leeds (2,6%), Newcastle (1,1%) e outras cidades (3,1%).
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