No Colégio Bernardette Romeira (CBR), considera-se que o ensino artístico é uma ferramenta de aprendizagem bastante valiosa. Está comprovado por vários estudos académicos de cariz científico educacional que as disciplinas artísticas favorecem o desenvolvimento da criatividade, a sensibilidade, a autoconfiança e adaptabilidade. A área das artes promove o desenvolvimento da autonomia dos alunos, tal como o seu léxico expressivo que, aliado ao treino da motricidade fina e grossa, são bastante relevantes no desenvolvimento das crianças.
O estímulo cognitivo promovido pelas disciplinas de teatro, literatura, poesia, música, canto, pintura e outras, todas existentes no colégio, levam a que crianças e adolescentes, consigam treinar a sua adaptabilidade, com mais facilidade, às diferentes circunstâncias que o mundo globalizado nos obriga. O ensino artístico trabalha não somente as capacidades intelectuais e pessoais de cada indivíduo, mas também o seu desenvolvimento social.
O CBR promove esta estratégia de ensino por considerar que é a mais adequada para desenvolver em pleno o projeto educativo de construir o “Cidadão do Mundo”, de preparar os alunos para a multiculturalidade e tolerância que requer uma adaptação constante à mudança e a outras formas de atuar em sociedade.
Desde o pré-escolar, os alunos do CBR desenvolvem as suas aptidões artísticas com professores especialistas nas diferentes áreas. É importante este estímulo em tenras idades para que, desde cedo, consigam aprender novas formas de desenvolver a sua personalidade.
Neste momento, a música é uma disciplina curricular desde o ensino pré-escolar até ao 6º ano do 2º ciclo. Aulas de grupo onde os alunos vivenciam e têm oportunidade de desenvolver a sua formação artística global. Como afirma Pedro Gil, professor de Música nos Estudos Portugueses: “A música é a arte que une o Colégio e interliga os ciclos em objetivos concretos e automotiva os nossos alunos, ajudando-os a evoluir nos seus percursos…”
A nível curricular é proposta a aprendizagem de um instrumento musical, que se completa com a formação global em música. Existe, ainda, a possibilidade de aprender música para além das horas curriculares, estando assim disponíveis aulas individuais ou em formação musical em classe de conjunto, ao nível do canto, guitarra, piano, bateria, entre outros.
Existem, ao longo do ano letivo, várias iniciativas públicas temáticas, onde o colégio convida a comunidade escolar para a apresentação de iniciativas de carácter artístico, musical, expressão plástica, expressão dramática e canto, e onde estes alunos demonstram os seus conhecimentos adquiridos, sendo de destacar dois momentos importantes, a festa da família (em dezembro) e a festa de final de ano, que ocorreu no fim de Junho 2023, contanto com mais de 400 visitantes.
No Colégio Bernardette Romeira a aposta nas artes tem demonstrado que o desenvolvimento da criança é mais eficaz, resultando em adultos mais qualificados e preparados para o mundo de hoje, por isso, como afirmava Bertolt Brecht: “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver.” Para a instituição, “também com o ensino de todas as artes esperamos melhores alunos e melhores cidadãos”.