Após uma década de ausência, o jogo do berlinde volta a marcar presença na Escola Básica Dr. Neves Júnior, em Faro.
Com o intuito de ressuscitar esta tradição e oferecer uma alternativa saudável aos jogos de telemóvel, o professor de Educação Física, Nélson Brito, dinamizou várias aulas de jogos tradicionais, centradas no berlinde.
Este projeto culminou na realização de um torneio, no dia 19 de novembro, o qual contou com a participação entusiástica de 23 alunos, com idades entre os 10 e os 12 anos.
A iniciativa, que integrou a modalidade “três covas” do jogo, foi apoiada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, que se associou ao evento, oferecendo prémios para todos os jogadores.
“Os alunos participaram com grande entusiasmo, demonstrando habilidade, paciência e uma competitividade saudável, que remeteu todos os envolvidos para um tempo em que a diversão se fazia ao ar livre e em equipa”, explica Nélson Brito.
O professor ficou surpreendido com o envolvimento dos alunos: “O torneio superou as expectativas! Para muitos alunos, foi na escola a sua primeira experiência com o berlinde. Ver a alegria e a envolvência com que participaram, mostrou-nos a importância de reintroduzir estes jogos tradicionais. Foi incrível perceber como algo tão simples pode ter um impacto tão positivo, longe dos ecrãs e do mundo digital”, afirmou.
Com este torneio vibrante, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa fortalece o seu compromisso com as tradições culturais e a promoção de uma atividade física diversificada, inspirando as novas gerações a redescobrir o prazer dos jogos e da convivência.
Leia também: Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos