O ministro da Agricultura e Pescas anunciou esta terça-feira no parlamento que a iniciativa “Água que une”, que vai construir uma rede interligada de água para a sua distribuição eficiente, vai ser apresentada em janeiro.
“A iniciativa ‘Água que une’ será apresentada em janeiro”, afirmou o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, numa audição conjunta com as comissões de orçamento, Finanças e Administração Pública e Agricultura e Pescas.
Esta iniciativa tem por objetivo a definição de investimentos para o armazenamento da água, bem como a construção de uma rede interligada de água para uma distribuição eficiente.
Em junho, o Governo criou um grupo de trabalho, liderado pelo presidente do Grupo Águas de Portugal, que vai delinear a estratégia do país para a gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água.
No dia 22 de maio, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha anunciado, em Faro, a iniciativa interministerial “Água que nos une”, que vai desenhar a nova estratégia da água.
“O Governo decidiu criar um grupo de trabalho que, guiado por uma visão multissetorial, irá concluir essa iniciativa até ao fim de 2024, dando origem a um quadro estratégico de desenvolvimento de soluções e potenciais fontes de financiamento público”, lê-se num comunicado conjunto dos ministérios do Ambiente e da Agricultura, divulgado na altura.
Entre estas soluções está o Plano Nacional da Água e uma rede interligada para o armazenamento e a distribuição eficiente de água para a agricultura, que se vai chamar REGA.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno