O Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio (CRL) vai homenagear esta sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 19:00, no Clube Praia Verde, 17 empresas distinguidas pelos prémios PME Líder e PME Excelência, atribuídos pelo IAPMEI em 2021 e 2022. A iniciativa visa reconhecer “o desempenho exemplar destas empresas, que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconómico dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António”.
Com um total de 26 distinções obtidas — 11 PME Líder e 15 PME Excelência — o Crédito Agrícola salienta em comunicado que reforça o compromisso com as comunidades locais, “destacando as empresas pela sua elevada performance” em setores tão diversos como turismo, indústria naval, serviços, agricultura, pesca e comércio.
Um evento dedicado à excelência das empresas
O evento contará com um painel de intervenções que abordará temas como “O Conhecimento e a Gestão”, “A Proximidade e o Reconhecimento”, “O Desenvolvimento Regional e o Investimento Privado” e “A Importância das Parcerias no Desenvolvimento Local”. Estarão presentes representantes do Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio, da Caixa Central do Crédito Agrícola Mútuo, bem como entidades de destaque como o presidente da CCDR Algarve, o reitor da Universidade do Algarve e autarcas dos concelhos abrangidos.
A celebração incluirá também um jantar e um concerto do grupo “Entre Aspas”, encerrando com a entrega oficial dos prémios às empresas distinguidas.
Proximidade e impacto regional
Com uma rede de treze agências nos concelhos mencionados, o Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio “é um exemplo de um grupo financeiro cooperativo que alia a escala nacional à proximidade local. Os seus resultados são reinvestidos nas comunidades onde opera, promovendo projetos de investimento local, educação, cultura, desporto e responsabilidade social”, lê-se na nota.
Este evento “não só celebra as conquistas empresariais, mas também reforça os valores de confiança e sustentabilidade que norteiam a atuação do Crédito Agrícola, promovendo o desenvolvimento regional e o fortalecimento das economias locais”.
O Crédito Agrícola, enquanto grupo financeiro cooperativo, destaca-se pelo seu forte enraizamento nas comunidades locais através das suas Caixas Agrícolas, como a Caixa de Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio. Sob o lema “um banco nacional com pronúncia local”, é a única instituição financeira de matriz exclusivamente nacional que reinveste os resultados nas regiões onde opera. Com foco no financiamento de projetos de investimento locais, privilegia decisões descentralizadas e a contratação de recursos e parceiros locais, sustentando-se em valores como proximidade e confiança. Este modelo tem impulsionado o desenvolvimento socioeconómico das comunidades servidas, através de apoio financeiro a famílias e empresas e de iniciativas de sustentabilidade económica, social e ambiental.
A Caixa de Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio, em particular, tem dedicado especial atenção a projetos nas áreas da educação, cultura, desporto e responsabilidade social, reforçando o seu impacto positivo nos concelhos onde atua.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência