O Espaço Guadiana, em Alcoutim, foi palco da apresentação de “GPS”, o primeiro livro de Cifrão, no Dia Internacional da Juventude que se celebrou a 12 de agosto.
A iniciativa contou com uma performance teatral, a realização de uma atividade pedagógica e uma sessão de autógrafos pelo artista.
A obra, direcionada em particular para os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, procura através da sensibilização e criação de ferramentas de desenvolvimento pessoal e orientação profissional, ajudar os mais jovens na construção do seu projeto de vida com base em três eixos fundamentais: Autoconhecimento no desenvolvimento vocacional e profissional; Alternativas de percursos formativos e ofertas existentes e Aprendizagens ao longo da vida.
Além do livro, este projeto tem três letras de músicas compostas e uma dramatização, que será a adaptação das narrativas do livro ao teatro.
Este livro, em parceria com a Betweien, Lda, servirá como um sistema de navegação (ou melhor, um “GPS”) que irá ajudar os jovens a tomar decisões acertadas e ponderadas, tendo em consideração aqueles que são os seus interesses, as suas competências e o leque de oportunidades que poderão ter à sua frente. Nele, poderão encontrar conceitos como o de autoconhecimento e de autorregulação, dicas sobre alternativas de percursos formativos, exercícios que procuram explorar as capacidades, dados estatísticos, entre outros.
O evento foi promovido pelo CLDS 4G – Alcoutim “Raízes para o Futuro” em parceria com o Município de Alcoutim.
- Artigo publicado no Caderno de Alcoutim do POSTAL de agosto.