O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação lançou esta segunda-feira uma nova ferramenta digital que permite saber quais são os incentivos ao tecido empresarial atribuídos por este organismo público, no âmbito dos fundos nacionais e europeus.
Em www.iapmei.pt, já está disponível esta ferramenta interativa que permite a pesquisa por programa, sistema, medida, ano e região e estabelecer comparações. O mapa interativo permite saber, por exemplo, o número de projetos apoiados, o montante de investimento e respetivo incentivo por concelho.
“Prosseguindo o seu compromisso de transparência, partilha de informação e ‘accountability’ na prestação de contas públicas, no que respeita à sua atividade e particularmente no âmbito da gestão dos fundos europeus, o IAPMEI passa a disponibilizar o Power BI Incentivos para consulta dos incentivos às empresas geridos pelo IAPMEI”, informa este organismo do Ministério da Economia.
O IAPMEI é o organismo público por onde passam a maioria dos apoios às empresas no âmbito dos fundos comunitários do Portugal 2020 ou do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para já, constam mais de 122 mil projetos nesta nova ferramenta de pesquisa do IAPMEI. Esta envolve cerca de 7,4 mil milhões de euros de incentivos a 20,6 mil milhões de investimentos no país.
Numa segunda fase de desenvolvimento desta ferramenta digital, será possível ficar a conhecer os dados por setor de atividade e serão incluídos mais indicadores tais como os postos de trabalho, o volume de exportações ou o incentivo pago, entre outros.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL