David Pina vive há três anos em Portugal e ficou conhecido por ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, na modalidade de boxe. Esta não foi apenas uma medalha de bronze, mas sim um marco na história do seu país, já que David Pina é o primeiro atleta a ganhar uma medalha por Cabo Verde na história dos Jogos Olímpicos. Durante três anos, o pugilista cabo-verdiano viveu e treinou em Portugal para alcançar o seu sonho.
Os Jogos Olímpicos de Paris não foram as primeiras olimpíadas de David Pina. Tudo começou em Tóquio, em 2021, quando o pugilista recebeu um Wild Card (convite) para participar nas olimpíadas do Japão. Perdeu no primeiro combate e veio para Portugal para se preparar para Paris 2024. Este ano David Pina conseguiu a qualificação direta para Paris e o desfecho da competição foi diferente, já que o pugilista alcançou a medalha de bronze.
No entanto, o percurso até Paris foi sinuoso e o atleta de nacionalidade cabo-verdiana viu-se obrigado a parar os treinos durante três meses para trabalhar nas obras no Algarve. “Ele disse-me que não tinha dinheiro, que vinha aí o Natal e tinha de comprar prendas para os filhos”, revela o treinador Bruno Carvalho, à TSF. “Tínhamos competições, mas ele não conseguia ir porque não tinha dinheiro”, refere à mesma fonte.
Perante este cenário, David Pina foi para o Algarve trabalhar na obras. Contudo, foi com ajuda do treinador do Boxing Clube de Odivelas que o pugilista regressou aos treinos depois de três meses de interrupção. “Ele ligou-me, insistiu. Disse: ‘Pina, tu és um diamante, não podes parar.’ Se não o tivesse ouvido, hoje ainda estava a trabalhar nas obras para sustentar a minha família”, sublinha o pugilista.
Apesar da medalha de bronze ao peito, o futuro de David Pina continua incerto. Só sabe que, se não tiver melhores condições, não continuará a treinar boxe.
Leia também: Este é um dos locais mais baratos do Algarve para dormir e tem piscina