O Projeto Educativo «O Arco da Íris» (oarcodairis.pt) prepara-se para organizar um evento comunitário, no próximo dia 23 de outubro, no qual serão recolhidos registos audiovisuais para a produção de uma curta-metragem/documentário, com o apoio da Unidade de Cultura da CCDR Algarve. Este documentário pretende retratar as experiências vividas pelas crianças e sublinhar a importância da educação para a sustentabilidade.
“A utilização responsável e equilibrada dos recursos naturais só pode ser alcançada com a participação ativa de todos. «O Arco da Íris» é um elo educativo, conectando experiências, conteúdos e reflexões que promovam o crescimento pessoal”, afirma Gabriela Pacheco, uma das responsáveis pelo Projeto Educativo que já chegou a mais de 2500 crianças no Algarve e no Alentejo. “Vamos continuar a espalhar a palavra e a promover a sustentabilidade recorrendo à emoção e ao movimento. Este documentário será mais uma ferramenta na consecução desse objetivo”, completa a artista albufeirense, autora da obra literária que dá nome ao Projeto.
425 crianças, cerca de 100 voluntários e muitas surpresas
A escola sede do Agrupamento de Ferreiras irá acolher esta próxima paragem d’«O Arco da Íris», numa tarde que promete ser memorável. Será uma oportunidade singular e inolvidável para 425 alunos do 1º ciclo aprenderem num ambiente de diversão e partilha. Já tendo sido apresentado às crianças das freguesias da Guia e de Paderne, no concelho de Albufeira, chega agora às Ferreiras.
O evento tem como objetivo principal o envolvimento das crianças em práticas que promovam o respeito pelo ambiente, com foco na problemática da escassez da água, que assola sobremaneira a nossa região. Através de atividades lúdicas, educativas, culturais e desportivas, as crianças serão encorajadas a refletir sobre a importância da preservação ambiental.
Para além do apoio principal da Junta de Freguesia de Ferreiras, as empresas locais e regionais Crochet, Cloudlink, Primedigital, Dr. Adelino Ribeiro, TCars, e AlgarExperience, juntam-se à já extensa lista de embaixadores do Projeto.
Numa panóplia de atividades diversificadas, as crianças terão a oportunidade de experienciar uma série de modalidades desportivas, vivenciar momentos culturais, e aprender sobre segurança e cidadania, tudo sob o mote “cada gota conta”.
Instituições como os Bombeiros Voluntários de Albufeira, a Guarda Nacional Republicana, o Agrupamento de Escuteiros 1389 – São José, e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albufeira, juntam-se a associações da freguesia e do concelho, como FC Ferreiras, Atlético Clube Albufeira, Karaté Clube Albufeira, Associação Soul, Acro Albuhera, Clube Desportivo das Areias de São João, Movimento Ginga, JuvAlbuhera, entre outras, e a professores dos Agrupamentos de Escolas de Ferreiras e de Albufeira Poente, com a presença de turmas do Curso Técnico de Desporto, para um total de cerca de 100 voluntários, cuja contribuição demonstra o poder do trabalho em rede e o espírito de comunidade.
“A Sustentabilidade não é uma escolha, é o caminho”
Um dos momentos altos será a entrega da obra literária «O Arco da Íris» a cada uma das crianças, uma ferramenta pedagógica que explora temas como a responsabilidade ambiental, o trabalho de equipa, a coragem e a amizade, oferecendo uma extensão educativa para além do evento. Este gesto reforça o compromisso de criar memória, proporcionar experiências significativas, e provocar um impacto duradouro na formação das crianças, incentivando-as a serem agentes de mudança no presente e no futuro.
“O Projeto Educativo «O Arco da Íris» é uma oportunidade para educar as crianças de forma lúdica e envolvente, auxiliando na tomada de consciência de que podem ser protagonistas da mudança. A Sustentabilidade não é uma escolha, é o caminho”, reforça Gabriela Pacheco. “Queremos que este evento, tornado possível pela Junta de Freguesia de Ferreiras, em parceria e com a colaboração de mais de uma dezena de instituições, seja mais um farol na expansão da iniciativa a todas as crianças do concelho de Albufeira e da região do Algarve.”
Organização da Atividade:
- Associação Albufeira Activa
- Junta de Freguesia de Ferreiras
Data e Local:
- 23 de outubro de 2024, entre as 13h00 e as 17h30, na escola EB de Ferreiras.