O encontro regional escolar regional de robótica submarina teve lugar esta quarta-feira nas Piscinas Municipais de Tavira, no âmbito do projeto “ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar”, organizado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT) – IPMA, com o apoio do Município de Tavira.
Nos últimos dois anos letivos, mais de duzentos alunos (9º ao 12º ano) da região do Algarve construíram pequenos robôs submarinos a partir de um kit desenvolvido para o efeito, incentivando a exploração dos oceanos através da prática da eletrónica e robótica.
Neste projeto participaram cerca de 50 escolas dos Açores, Algarve, Madeira e Lisboa (áreas de abrangência do projeto), e em particular na região do Algarve participaram 11 escolas – Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Escola Secundária Dra Laura Ayres, Escola Secundária João de Deus, Escola Secundária José Belchior Viegas, Escola Secundária Poeta António Aleixo, Escola Secundária Tomás Cabreira, Escola Secundária Pinheiro e Rosa e Agrupamento de Escolas de Almancil.
“O ROV4ALL é um projeto de literacia do oceano que pretende motivar e despertar o interesse dos alunos para as ciências e tecnologias marinhas através da construção de pequenos ROVs (do inglês, Remotely Operated Vechicle”, explica o Centro Ciência Viva de Tavira, acrescentando que “este tipo de veículos permite o estudo e a exploração do fundo do mar e de estruturas submersas e são usados tanto na investigação científica como em operações militares, de segurança e na exploração petrolíferaE.
Este projeto é financiado pelo Fundo Azul da Direção-Geral de Política do Mar, tendo como promotor a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e como parceiros o Instituto do Mar e da Atmosfera, o Observatório do Mar dos Açores, o Centro Ciência Viva de Tavira, o Instituto para a Qualificação IP-RAM, o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e o Instituto do Mar.