A VIII Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel do Projeto MILAGE, dedicada ao tema “Tecnologias Digitais”, realizou-se esta segunda-feira, no Centro Ismaili da Fundação Aga Khan e a 6.ª Edição dos Prémios MILAGE 2023/24.
Durante a parte da manhã, foi possível assistir às comunicações do projeto RE.MA.C e à partilha de práticas e experiências pedagógicas, com a principal finalidade de constituir um espaço de partilha e reflexão.
O presidente do Conselho Nacional da Educação, Domingos Fernandes, marcou presença com a sua comunicação intitulada “Avaliar a qualidade das aprendizagens: questões teóricas e práticas”.
Pelas 17:00, no Centro Ismaili, em Lisboa, foram entregues os prémios aos professores inovadores de Portugal, de Matemática, Português, Espanhol, Cidadania Digital e de Inglês, e aos Alunos Aprender+ nas categorias Meia-Maratona da Matemática, Pontuação, Autor, Influenciador e Embaixador.
Entre as diferentes distinções encontram-se o Prémio da Meia-Maratona da Matemática Milage Aprender+, que reconhece os alunos enquanto grupo-turma, através da participação de todos na resolução de tarefas MILAGE.
A atribuição deste prémio tem como finalidade motivar os alunos e promover a mentoria entre pares para a aprendizagem da Matemática, de forma a todos alcançarem o sucesso escolar.
O Prémio “MIlage Aprender+ Espanhol, Inglês, Matemática Ou Português” reconhece o mérito dos alunos e das respetivas escolas do ensino básico e secundário, que se encontram na primeira posição do 1.º ao 12.º ano, através da resolução de tarefas das quatro disciplinas no ano letivo que agora termina.
A distinção “Aluno Autor Milage Aprender+ Cidadania Digital, Matemática, Inglês, Espanhol, Steame e Português” reconhece o mérito dos alunos, professores e respetivos agrupamentos, que, durante o ano letivo, criaram recursos educativos originais, em trabalho de projeto, desenvolvendo competências transversais e disponibilizando-as à comunidade MILAGE.
Já o Prémio do Aluno Influenciador visa reconhecer o mérito dos alunos na promoção de práticas pedagógicas inovadoras.
Também o Prémio Alunos Embaixadores visa reconhecer o mérito dos alunos, desta feita que ajudaram os seus professores e colegas na implementação da App MIlage Aprender+ na sua prática pedagógica.
Por último, o Prémio Professor Inovador de Portugal Milage Aprender+ Espanhol, Matemática, Português, Cidadania Digital e Inglês distingue o mérito dos professores autores de cada uma das áreas científicas que, durante o ano letivo, elaboraram os recursos mais originais com atividades de Espanhol, Matemática, Português, Cidadania Digital ou Inglês para serem disponibilizadas na App Milage Aprender+.
Com cerca de 300 participantes esta é a única conferência de educação em Portugal que conta com a participação de professores, alunos e pais.
O projeto MIlage Aprender+ é coordenado por Mauro Figueiredo, docente do Instituto Superior e Engenharia da Universidade do Algarve, e visa promover a igualdade de oportunidades, as aprendizagens significativas e a qualidade do ensino ao longo dos 12 anos de escolaridade.
Esta iniciativa, organizada pela UAlg, contou com o apoio da Fundação AGA KHAN, do Município de Lisboa, da Freguesia São Domingos de Benfica, do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, da GARVETUR e da Texas Instruments. Contou ainda com os parceiros da Direcção-Geral de Educação, ERASMUS+, da Associação de Professores de Matemática, da Associação de Professores de Português, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira, da Associação Portuguesa de Imprensa, do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027), da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Centro de Sensibilização SeguraNet.
A 6.ª edição dos Prémios MIlage Aprender+ teve como objetivo reconhecer os professores e respetivos Agrupamentos de Escola e Escolas Não Agrupadas, que implementaram práticas pedagógicas inovadoras com recurso à App Milage Aprender+. Procurou-se, ainda, distinguir os alunos que, enquanto grupo, desenvolveram um trabalho de mentoria ou por projeto, evidenciando as aprendizagens através do produto final integrado na App Milage Aprender+.
Esta iniciativa envolveu o reconhecimento de mais de 100 alunos e professores de todo o país.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal