Os combustíveis fósseis são, por excelência, a fonte de energia poluente, sendo a sua queima uma prioridade para alguns Governos e organizações internacionais, como a União Europeia (UE). Vários estados ao redor do mundo têm adoptado medidas para a proteção ambiental do planeta, mas a venda de novos carros a gasolina e diesel será efetivamente proibida na UE a partir de 2035? Aprenda mais sobre esta questão com a colaboração do Polígrafo.
Há exatamente quatro anos (dezembro de 2019), a UE, durante o seu Conselho Europeu, estabeleceu um objetivo intercalar e uma meta para as emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito estufa: redução de pelo menos 55% até 2030 e neutralidade carbónica (redução de 100%) até 2050. Para alcançar esses objetivos, os Estados-membros aderiram ao Pacto Ecológico Europeu, um pacote de iniciativas estratégicas para atingir as emissões zero.
Dentro dessas iniciativas, destacam-se dois instrumentos. O “Objetivo 55″/”Fit for 55”, apresentado em julho de 2021, visa traduzir as ambições climáticas e propostas em legislação da UE, criando um quadro jurídico coerente e equilibrado. Além disso, a Lei Europeia do Clima, em vigor desde julho de 2021, obriga os países da UE a atingir os objetivos climáticos para 2030 e 2050, estabelecendo medidas específicas para a UE e seus Estados-membros.
Dentro do “Objetivo 55”, as normas de emissão de CO2 para novos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias sofreram alterações significativas:
- 2030: Reforço da redução das emissões para 55% nos ligeiros de passageiros (anteriormente 37,5%) e 50% nos ligeiros de mercadorias (anteriormente 31%), em comparação com os valores de referência de 1990.
- 2035: Redução de 100% tanto para ligeiros de passageiros como para ligeiros de mercadorias, proibindo efetivamente a comercialização de novos carros com motor de combustão.
Essas propostas foram formalmente aprovadas pelo Parlamento Europeu em fevereiro deste ano e, na última etapa, pelo Conselho da União Europeia em março. A única exceção a esta proibição de motores de combustão, negociada pela Alemanha com a UE após a sua aprovação, é o funcionamento com eletrocombustíveis, considerados combustíveis sintéticos neutros em carbono (conhecidos como e-fuel).
De acordo com a UE, os automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias são responsáveis por 15% do total de emissões de CO2 nos 27 países.
Portanto, é correto afirmar que a venda de carros novos a gasolina ou diesel será proibida a partir de 1 de janeiro de 2035.
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