A Subcomissão Municipal de Proteção Civil de Lagoa, responsável pela recolha e tratamento da informação relativa à pandemia SARS-COVID-2 no concelho, divulgou esta quinta feira, as novas formas de atendimento e funcionamento dos serviços locais de saúde.
As novas regras, definidas em articulação com as normas emitidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), “pretendem responder às necessidades de avaliar e tratar os doentes com COVID-19. Mas visam, ao mesmo tempo, continuar a assegurar o devido tratamento das outras necessidades de saúde”, afirma a Câmara Municipal de Lagoa.
Seguindo as novas indicações “se tiver tosse, febre ou falta de ar deve ligar para a linha do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24): 808 24 24 24″.
Para obter outros serviços de saúde, nomeadamente quando não existam sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19, está disponível a linha de telefone 282 340 370, entre as 08 e às 20 horas, de segunda a sexta feira, ao sábado e domingo das 14 às 20 horas.
Estão ainda abertos os seguintes seis endereços eletrónicos, correspondentes aos principais núcleos urbanos do concelho, para onde os utentes poderão dirigir-se por escrito: [email protected]; [email protected] ; [email protected] ; [email protected] ; [email protected]; [email protected] .
Entretanto, as extensões de saúde de Carvoeiro e de Ferragudo encontram-se temporariamente encerradas. Já as extensões de Estômbar e Porches abrem às segundas e sextas-feiras, entre as 9 e as 13 horas. A extensão de Parchal abre às segundas e quintas-feiras entre as 9 e as 13h horas.
Todos/as os/as utentes devem fazer marcação telefónica antes de se dirigirem a qualquer destas unidades locais de saúde.
Os mesmos serviços de saúde Lagoa informam que a consulta de recurso do dia passa a ser exclusiva para as situações agudas de doentes sem sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19 – tosse ou febre ou falta de ar (estes devem ligar SNS24).
Esta consulta de recurso do dia mantém o seu horário habitual: todos os dias das 14 às 20 horas, incluindo os fins de semana, no Centro de Saúde de Lagoa.
Continuam a ser assegurados os seguintes serviços mínimos: vacinação; acompanhamento da gravidez na 1ª consulta e transição trimestral; doenças crónicas não controladas, ou outros; tratamentos programados; receituário crónico com pedidos preferencialmente por email. Mas todos estes serviços são sempre sujeitos a marcação prévia por telefone.
O apoio no domicílio (Cuidados Continuados Integrados) mantém igualmente o seu funcionamento, prestando a necessária resposta à comunidade.
Em breve, estará também em funcionamento a nova ADC-Comunidade (área dedicada a COVID-19) instalada no Centro de Saúde de Silves, destinado aos utentes dos concelhos de Lagoa e Silves.
Contudo, este serviço responde apenas a quem tiver indicação prévia de
um médico do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente da linha SNS 24.
O apelo repetido pelos serviços de saúde, continua a ser: “Por favor, cumpra com as orientações, mantenha-se seguro e FIQUE EM CASA!”