Não é apenas para comprar comida que muitos portugueses passam a fronteira em busca dos preços mais acessíveis. Também para adquirir botijas de gás ou para atestar o veículo, uma visita à vizinha Espanha é suficiente para poupar bastante dinheiro. Nos dias que correm, há quem pague tudo com cartão, mas há também quem continue a privilegiar o dinheiro físico.
Se faz parte deste segundo grupo, saiba que, à semelhança do que acontece em Portugal, também existe um valor máximo definido para os pagamentos com dinheiro físico. Embora o valor esteja atualmente fixado em 1.000 euros, o que é certo é que um consumidor que não tenha residência fiscal em Espanha pode fazer compras até um valor máximo de 10.000 euros com dinheiro físico.
Avança o Polígrafo que a violação desta regra implica o pagamento de uma multa de 25% do valor em causa.
De salientar ainda que, neste momento, no país de “nuestros hermanos”, todos os estabelecimentos comerciais são obrigados a aceitar pagamentos em numerário. Esta norma entrou em vigor em 2022 e o objetivo é fazer com que seja garantido aos consumidores o direito de poderem escolher livremente a forma de pagamento mais conveniente com base nas suas preferências e situação pessoal.
Caso este direito não lhes seja concedido por algum estabelecimento, este último será submetido a sanções. Foi a entrada em vigor da lei que permite os pagamentos em dinheiro em qualquer estabelecimento comercial em Espanha, que ditou também um maior controlo do cumprimento do valor máximo definido para pagamentos em numerário.
Leia também: Este aspirador sem fios 3 em 1 do Lidl custa menos de 20€ e alcança até os espaços mais reduzidos