A Câmara Municipal de Loulé congratula-se pelo “apuramento dos atletas Daniela Campos (Ciclismo), Eduardo Marques (Vela), Gabriel Albuquerque (Trampolins) e Yolanda Hopkins (Surf) para os Jogos Olímpicos de verão”, que irão decorrer em Paris, de 26 julho a 11 agosto.
“Este é um momento histórico no desporto louletano já que, pela primeira vez, quatro atletas com ligação ao concelho estarão nas Olimpíadas, o maior evento desportivo do mundo”, realça a autarquia de Loulé.
Daniela Campos fará a sua estreia olímpica depois de selecionada para ocupar a vaga na prova de fundo feminina de Ciclismo de Estrada.
Depois de um hiato de 28 anos, as mulheres voltam à estrada olímpica, desta vez à boleia da jovem ciclista algarvia, que representa o clube ENEICAT-CMTeam-Seguros Deportivos mas que teve o início da sua formação no Club BTT Terra de Loulé. A sua prova irá realizar-se no dia 4 de agosto, pelas 13h00.
Eduardo Marques, atleta do Capable Planet Clube Náutico, é outro estreante nas Olimpíadas e foi selecionado para representar Portugal na classe Dinghy masculino (ILCA 7) da Vela, ocupando a vaga que o próprio conquistou no Campeonato do Mundo de 2023. Em Paris, terá a sua primeira regata no dia 1 de agosto.
Gabriel Albuquerque, também ele um estreante nos Jogos Olímpicos, irá saltar em Paris no dia 2 de agosto. Foi selecionado pela Federação de Ginástica para ocupar a vaga olímpica conquistada por Portugal no Campeonato do Mundo de Ginástica de Trampolins, em 2023. O atleta representa a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé.
Yolanda Hopkins é já uma repetente em termos olímpicos e irá representar Portugal na modalidade de Surf (Shortboard), numa prova que terá início no dia 27 julho, no Taiti, na Polinésia Francesa.
Estreou-se nos Jogos Olímpicos com o 5.º lugar em Tóquio 2020, depois de ter disputado a medalha de bronze, e teve direito a um diploma olímpico. Qualificou-se para Paris 2024 como 9.ª classificada no Mundial de 2024. Iniciou a sua prática na Associação Dinamika e atualmente representa o Clube Naval de Portimão.
Satisfeito por esta boa notícia, o presidente Vítor Aleixo destaca “todo o empenho dos atletas e apoio dos seus pais, bem como toda a dedicação dos treinadores e dos dirigentes dos clubes”.
O autarca aproveitou para “renovar o compromisso de continuar a apoiar e a promover o talento desportivo no concelho, assim como todas as iniciativas que promovam o desporto”.
“Muitos parabéns à Daniela, ao Eduardo, ao Gabriel e à Yolanda!!! Obrigado por, juntamente com o nome de Portugal, levarem o Algarve e em particular Loulé a um evento tão importante, visto por milhões de pessoas em todo o mundo! Boa Sorte para Paris 2024”, refere o autarca.
Leia também: Espanhóis destacam aldeia algarvia abandonada que agora tem alojamentos no meio de parque natural