Esta aldeia, situada a cerca de 30 quilómetros de Lisboa, é descrita pelos turistas como um “conto de fadas” e já foi considerada em tempos uma “jóia escondida”.
É quase saída dum filme, está bem preservada e tem imensa história por descobrir. Banhada pelo mar, esta aldeia convida a mergulhos tranquilos numa rara piscina de pedra perfeitamente integrada na falésia e que se enche e esvazia de água do mar. Falamos, está claro, das Azenhas do Mar, no concelho de Sintra, um dos locais portugueses preferidos pelos estrangeiros.
Em 2022, a revista norte-americana Travel and Leisure descreveu esta pérola portuguesa como uma “jóia escondida”, sendo um lugar onde as praias, a arquitetura e o silêncio se combinam em perfeita harmonia.
Localizada a menos de uma hora de Lisboa, esta aldeia tem uma beleza muito singular. No topo de uma falésia, erguem-se casas brancas que quase fazem lembrar uma ilha grega, proporcionando uma vista deslumbrante sobre o mar. Tendo só 800 habitantes, esta localidade costeira é um refúgio tranquilo, longe das multidões e da confusão da cidade.
Nos dias mais quentes de verão, não dá para resistir a um mergulho na piscina natural das Azenhas do Mar. É como um pequeno refúgio de frescura esculpido pelas rochas ao longo do tempo. Mas tenha atenção, se a maré estiver alta, apenas se podem ver as ondas a bater na falésia, visto que a piscina fica invisível.
Mas não é só a água que faz este lugar especial. Também as suas ruas estreitas e as casas antigas com detalhes bonitos e de arquitetura peculiar contam histórias do passado. É como fazer uma viagem ao século XX enquanto por lá se caminha.
Para quem estiver em Sintra, este paraíso está à distância duma viagem de 15 a 20 minutos de autocarro.
Leia também: Saiba em que local do Algarve pode flutuar como no Mar Morto