A comunicação social tem vindo a alertar para esta nova forma de burla, com a qual muita gente está já familiarizada. No entanto, é crucial que cada um saiba como deve proceder caso receba quer chamadas de números anónimos, quer de números desconhecidos (principalmente se for internacional).
A cibercriminalidade está em ascensão e, com ela, surgem táticas cada vez mais sofisticadas, que os criminosos usam para enganar os utilizadores e aceder às suas informações pessoais e financeiras. Uma das técnicas mais recentes e perigosas envolve a manipulação através de chamadas telefónicas, onde os criminosos buscam obter a sua confirmação verbal, um simples “Sim”, para fins maliciosos.
Desta forma, recomendam as autoridades que nunca se atenda uma chamada dum desconhecido usando “Sim”, optando ao invés por um ‘Olá’, ‘Bom dia/Boa tarde’ ou até ‘Quem fala?’, para que a sua voz não seja ‘roubada’ por cibercriminosos.
O Instituto Nacional de Cibersegurança de Espanha (INCIBE) alerta para o perigo inerente a responder de forma positiva a chamadas de números desconhecidos. “A simples resposta ‘Sim’ pode ser usada pelos cibercriminosos para autorizar transações financeiras, subscrições de serviços ou até mesmo para falsificar a sua identidade”, explica o INCIBE.
O ‘Sim’ pode ser gravado pelos criminosos e, em seguida, utilizado indevidamente, após serem conseguidas outras informações da ‘vítima’, que podem estar disponíveis nas bases de dados roubadas a sites alvo de ataques informáticos, ou que tenham sido cedidas pelos ‘alvos’ sem que estes percebessem que estavam a cair no engodo, como denuncia o ‘El Economista’.
Nos últimos anos, têm surgido vários relatos, nomeadamente na Comunicação Social, de esquemas fraudulentos com recurso a chamadas realizadas a partir de números internacionais (começados por “00” ou “+” e o indicativo do país). Deve ter muito cuidado com estes telefonemas. Se não tiver familiares ou amigos a residir no estrangeiro não atenda essas chamadas e, sobretudo, não as retribua. De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), estas chamadas limitam-se a um toque para que quem está do outro lado não consiga atender a chamada. Ao retribuir o telefonema, “o utilizador fica automaticamente dentro da rede de quem faz este tipo de ataques”.
As autoridades recomendam que, sempre que receba uma chamada de um número desconhecido, deve desconfiar, adotar uma postura cautelosa e, se tiver suspeitas da veracidade da ligação, desligar imediatamente.
Leia também: Está a par das burlas online? Conheça estas cinco e proteja-se